Atualizado 16/10/2022

1. Diga não às encomendas. Ficar zanzando de lojinha em lojinha procurando o perfume francês preferido da sua tia fará você perder tempo e paciência.

2. Divida a bufunfa que você vai levar. Dinheiro vivo, cartões de crédito e débito e/ou cartão travel money (no exterior).

3. Esteja sempre atento. Não aceite informações que não são solicitadas e desconfie quando algum nativo quiser muuuito mostrar um lugar que você não sabe quem frequenta nem onde fica.

4. Enfrente o transporte público. Metrôs são rápidos e ônibus promovem city-tour pelo preço de um ticket. Deixe o táxi para o seu momento-patrão.

5. Fotografe só o que for permitido. Caso contrário, você pode perder não só as fotos como a máquina (ou celular) junto.

6. Reserve, sempre. Encontrar hotel bom (e barato) na última hora é trabalho para David Copperfield. Só mesmo fazendo mágica.

7. Fique pelo menos quatro dias nas grandes cidades. Não importa se estamos no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos. É o tempo ideal para visitar o básico.

8. Faça um seguro-saúde. Fora do Brasil ele é a segurança de que uma torcida no pé não vai custar mais do que a viagem toda.

9. Informe-se antes de ir. Quem não lê sobre o destino que quer conhecer, quando chegar provavelmente vai ter dificuldade em estabelecer prioridades.

10. Leve um calçado usado para caminhadas. Estrear sapato novo só porque você está na Champ Élysées (eu fiz isso, me julguem) pode ser o fim do passeio.

11. Use roupas adequadas para o destino. Minissaia e decote num país muçulmano, por exemplo, sempre vão chamar a atenção. De gente bem ou mal intencionada.

12. Feche sua mala com cadeados. Mesmo no hotel. E guarde as chaves em local seguro.

13. Prove comidas típicas. Sem experimentar os sabores locais fica difícil entender o temperamento do destino. 🙂

14. Aprenda algumas palavras do idioma do país que vai visitar. No mínimo, “obrigado” e “por favor”.

15. Comporte-se, respeite as regras e acate orientações de segurança. Lembre-se: você é turista e não o dono do lugar.

Leia também:

Meu refúgio emocional: a história que eu quero contar

Farofeiros de raiz, uni-vos!

Pela atenção, muito obrigado!

O mundo acabando e você aí, falando de viagens?

Generalizar é pecado

Por favor, deixem o turista em paz!

O que se aprende com uma viagem

Os 10 mandamentos do viajante

Os sete pecados capitais do turista

Como se livrar do Enochato

Foto: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados a Matraqueando® | Comunicação e Conteúdo.