–  Atualizado 05/08/2019

Parque tangua

1. Curitibanês
Dialeto oficial da cidade. Só aqui você encontra cachorro quente com duas vinas (salsicha), piá (menino) com um penal (estojo) na mão e, claro,diversas variáveis de leitE quentE! Tesão e lazarento, aliás, podem ter o mesmo significado, dependendo do contexto.

2. Poty Lazarotto
Um dos maiores muralistas brasileiros era curitibano. Deixou sua marca em vários trabalhos espalhados pela cidade.

3. Bairro de Santa Felicidade
É a região gastronômica de Curitiba. São quase 350 estabelecimentos, muitos dedicados à cozinha italiana, incluindo o Madalosso – considerado pelo Guinnes Book o maior da América Latina com 4645 lugares. (Evite ir nos fins de semana quando o local fica lotadíssimo e com fila de espera). Lá você encontra também o Vinhos Durigan, uma adega charmosa que oferece degustação de frios, sucos e vinhos grátis. (Relato completo aqui!)

4. Estações-tubo
Um marco do transporte público. Embora o curitibano reclame dos ônibus lotados, as estações-tubo permitem um embarque e desembarque mais rápido.

5. Ópera de Arame
É o teatro mais original de Curitiba. A antiga cratera de uma pedreira desativada deu espaço a um inusitado espaço cultural com estrutura tubular feita em aço e teto transparente. Funciona de ter/dom, 8h às 21h. Visita grátis.

6. Rua Teffé
Considerada a primeira rua temática de calçados do Paraná, oferece grande variedade de sapatos infantis, masculinos e femininos. Vai da ponta de estoque a marcas conhecidas. (Relato completo aqui!)

7. Cafés, chocolaterias e casas de sopa
Para aquecer o corpo na capital mais fria do país temos inúmeros cafés, chocolaterias e casas de sopa. Entre meus buffets preferidos que servem cremes e caldos com acompanhamentos temos o Manjhericão e Dona Ambrosina. Já para o melhor doce e café no centro da cidade eu aposto no Paris Cake House.

8. Paço da Liberdade
É o edifício histórico mais importante da cidade, o único da capital tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Todo restaurado, se transformou num movimentado espaço cultural. Tem um charmoso café, biblioteca e acesso gratuito à internet. Fica na Praça Generoso Marques. Já falamos dele aqui.

9. Pinhão
O símbolo das araucárias está por toda a parte, até na faixa de segurança. Fofo!

10. Rua das Flores
Foi o primeiro calçadão do Brasil, inaugurado em 1972. Abriga prédios históricos e movimentado comércio de rua. A via também se transformou em palco para artistas, estátuas vivas e músicos. Com canteiros sempre floridos, é ótimo passeio aos sábados pela manhã.

11. Torre Panorâmica
Tem quase 110 metros de alturas, o mesmo que um prédio de 40 andares. Permite uma visão ímpar de 360º da capital. Funciona de ter/dom, 10h às 19h.

12. Feira do Largo da Ordem
Uma muvuca se forma todos os domingos, das 9h às 14h, no centro histórico de Curitiba para receber as milhares de barracas (e de turistas!) que formam uma das maiores feiras de artesanato do país. Veja o post que fiz lá!

Procurando lugar para ficar em Curitiba? Conheça o Studio Matraqueando! Um apartamento nosso eclusivo para aluguel de temporada todo renovado, ótima localização e excelente custo-benefício. Saiba mais aqui!

13. MON – Museu Oscar Niemeyer
O único museu em formato de olho do mundo. O projeto é de Oscar Niemeyer, arquiteto que dá nome à instituição. Esculturas, quadros, design e artes visuais disputam espaço entre as…