Atualizado em por Rodrigo @ OutofYourComfortZone
Se você estiver fazendo uma viagem para a Irlanda, você quer ter certeza de que seu itinerário estará cheio das melhores coisas para fazer e ver no país.
Como alguém que viveu na Irlanda durante a faculdade e passou bastante tempo lá em visitas posteriores, tenho informações privilegiadas sobre todos os locais e experiências imperdíveis no país. Eu tenho ajudado minha família e amigos a planejarem aventuras irlandesas incríveis por quase duas décadas!
Essa não é uma lista de 10 experiências irlandesas clichê como as outras. Aqui você encontrará alguns dos lugares mais exclusivos e especiais para visitar na Irlanda. Também incluí atividades irlandesas por excelência, como tomar uma cerveja em um pub local e encontrar o suéter de malha Aran perfeito. Essas coisas são o que tornam uma viagem à Irlanda verdadeiramente mágica.
Quer esta seja a sua primeira visita à Irlanda ou não, há sempre um novo belo canto da ilha para descobrir. Com uma história rica (e muitas vezes trágica), paisagens inesquecíveis e uma identidade cultural distinta, a Irlanda provavelmente será um dos lugares mais memoráveis e gratificantes que você já visitou.
Então, vamos entrar e começar a explorar a terra do arco-íris, santos, ovelhas e uísque.
10 Experiências Imperdíveis na Irlanda
De abadias antigas e penhascos impressionantes a pequenas cidades muitas vezes negligenciadas, essas 10 experiências irlandesas merecem um lugar em qualquer itinerário da Irlanda para visitantes de primeira viagem. E se você já visitou a ilha antes, encontrará uma nova inspiração para sua próxima vez na Irlanda.
1. Rocha de Cashel
A Irlanda está absolutamente marcada por abadias e castelos abandonados. Com tantos para escolher, é difícil saber quais visitar ou pular. Pessoalmente, acho que a melhor de toda a Irlanda é a Rocha de Cashel, no Condado de Tipperary. Esta pitoresca abadia ergue-se sobre a cidade de Cashel e apresenta uma torre redonda perfeitamente preservada.
Além de sua beleza, a Rocha de Cashel desempenhou um papel significativo na história irlandesa. Este é o lugar na Irlanda onde São Patrício escolheu um trevo e o usou para explicar a Santíssima Trindade. A Rocha também serviu como a sede tradicional de Munster Kings por vários séculos. Hoje você pode ver uma coleção de artefatos medievais na abadia.
Depois de tirar suas fotos na Rocha de Cashel, não deixe de descer a colina até a Abadia de Hore.
Esta abadia cisterciense arruinada do século XIII fica logo abaixo da Rocha de Cashel, no meio de um pasto. Não só você terá ótimas fotos da Rocha da Abadia de Hore, mas o nome da abadia, que provavelmente é derivado de uma palavra irlandesa para teixo, certamente provocará algumas risadas.
Se a Rocha de Cashel não funcionar em suas viagens pela Irlanda, tente trabalhar em uma visita ao Glendalough Monastic no Condado de Wicklow para uma experiência semelhante.
2. Penhascos de Moher
Mesmo que você não os conheça pelo nome, você definitivamente já viu imagens dos penhascos mais famosos da Irlanda antes. Localizado na costa oeste da Irlanda, os Penhascos de Moher são falésias de xisto e arenito de 700 metros de altura que emolduram o agitado Oceano Atlântico. Se você é fã de A Princesa Prometida, vai reconhecê-los como os “Penhascos da Insanidade”.
Para ser claro, esses penhascos não são nenhuma joia escondida irlandesa. Eles aparecem em praticamente todas as listas dos 10 melhores lugares para visitar. Uma vez que você for, vai ver o porquê. A longa linha de penhascos íngremes e impenetráveis desaparecendo na costa do Condado de Clare é uma visão que você não esquecerá.
Você pode parar no Centro de Visitantes e caminhar cerca de 18 km no Penhasco de Moher Coastal até a Torre O’Brien, no ponto mais alto das falésias. Espere que esteja ventando muito durante a sua visita. Afinal, aquele vento oeste feroz faz toda a largura do Oceano Atlântico ganhar velocidade antes de finalmente esbarrar em você no topo das falésias.
3. Calçada dos Gigantes
Embora os penhascos de Mohers apareçam na maioria dos itinerários da Irlanda, poucas pessoas fazem a viagem para o norte para ver outra sensação do litoral irlandês: A Calçada dos Gigantes. É uma pena porque ela é um dos meus lugares favoritos não apenas na ilha da Irlanda, mas no mundo! Você encontrará essa maravilha geológica no Condado de Antrim, na Irlanda do Norte.
Milênios atrás, a atividade vulcânica empurrou colunas de basalto perfeitamente hexagonais. Essas colunas se juntaram em uma passarela natural de 6,5 km que se projeta para o Atlântico. De acordo com a lenda irlandesa, a calçada foi o local de um confronto entre o herói irlandês Finn MacCool e um gigante escocês.
Embora eu ache difícil se afastar da simetria mágica das colunas da calçada, não deixe de subir a costa. É lá que você encontrará colunas de basalto embutidas no penhasco para criar o Órgão do Gigante, bem como uma grande rocha errática conhecida como Bota do Gigante.