Publicado 18/01/2013 – Atualizado 29/03/2018
Quem busca as capitais nordestinas, invariavelmente, quer praias. Justo. A fama da região se deve, entre outros atrativos, às suas águas claras e morninhas. Em João Pessoa não é diferente. Algumas das praias mais bonitas do Brasil estão no litoral sul da capital paraibana.
Mas se puder, reserve uma tarde longe do sol e do mar: vá à Estação Cabo Branco. O complexo foi inaugurado há pouco mais de quatro anos e já se tornou um dos principais pontos de visitação de João Pessoa. Aliás, é praticamente o novo cartão-postal da cidade.
São mais de 8 mil metros quadrados de área construída com a missão de levar tecnologia, arte, cultura e ciência à comunidade. Melhor, é grátis! O espaço tem as tradicionais curvas de concreto, marca do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto.
O conjunto é composto por cinco edifícios. Um deles — destaque — é a torre espelhada construída em forma hexagonal. A torre está apoiada sobre uma parede cilíndrica. A qualquer hora do dia você tem uma linda visão do local. Mas ao entardecer, o sol se reflete nas janelas do prédio principal. É contemplativo.
Dentro, estão exposições e salas audiovisuais. Não há visitas guiadas, mas alguns monitores dão explicações, principalmente nos experimentos sobre física e química.
Já do terraço panorâmico você tem uma visão em 360º, chegando a ver o Farol de Cabo Branco e a Ponta do Seixas, extremo oriental do continente. (Aliás, daqui da estação você pode ir a pé ao Farol do Cabo Branco, o monumento que marca simbolicamente onde o sol nasce primeiro nas Américas!)
Do lado de fora, esculturas do escultor pernambucano Abelardo da Hora enfeitam o gramado. A Estação conta, ainda, com lanchonete e lojinha de souvenires. O passeio leva umas duas horas e, de lambuja, agrada em cheio as crianças.
SERVIÇO
Estação Cabo Branco | Ciência, Cultura e Artes
Localização: Av. João Cirillo da Silva, s/nº | Altiplano Cabo Branco
Tel. (83) 3214.8303 | (83) 3214.8270
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 21h.
Entrada: grátis
Como chegar: pegue o ônibus 507 que passa pela rodoviária, praia de Tambaú e Cabo Branco. (A Estação está a uns dois quilômetros do Hotel Ibis, que fica na praia de Cabo Branco)
Posts relacionados
Pôr do sol na praia do Jacaré: o passeio clássico do turista que vai a João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa: modo de usar
Fotos: Raul Mattar
_____________________
Minha viagem a Paraíba faz parte da Expedição Brasil Express II, que leva recortes do nosso país até você.