Publicado 23/12/2012 – Atualizado 03/04/2019
Não sei na sua casa. Mas há tempos meu Natal é uma celebração em família, simples e confortável. No entanto, não escapamos dos pratos clássicos – e pesados – dessa época do ano.
Aproveitando um jantar de final de ano na minha casa, onde recebi tios e primos, resolvi colocar um desejo antigo em prática: preparar uma “ceia” rápida, brasileira e mais leve.
Comecei pela decoração do buffet. Não gastei um centavo. Simplesmente abri minha caixa de fitas, peguei umas bolas de Natal e outros enfeitinhos tradicionais e coloquei a cabeça para pensar.
Assim como na Festa do Sanduba eu queria que as louças fossem mais rústicas, com peças de madeiras e afins. Mas não me organizei suficiente para sair à caça desse material. (Por certo, cheguei numa segunda-feira de viagem e este jantar foi na terça, imagine a correria!) Então misturei minhas louças brancas com algumas peças de cerâmica da Serra da Capivara (da Tok Stok) com desenhos rupestres.
Envolvi os pratos com fitas douradas, finalizando com um laço. Na hora do pessoal se servir, não há cerimônia. Desfaça o laço e pronto!
Distribuí algumas bolas de Natal em pequenos recipientes de finger food e dentro de uma bombonière coloquei bolas e pinhas douradas. A minha opção foi o dourado porque era o que tinha, mas você pode misturar vermelho e verde, rosa e laranja, azul e prata… vai do gosto e do bolso de cada um!
Optei por um único arranjo de flores amarelas com rosas, astromélias e ramos de tango. Só para dar aquele arzinho sofisticado na decoração. Podendo gastar mais, faça vários arranjos como este e distribua os vasinhos pela casa.
Tasquei um laço no Panetone Alpino (aliás, já dei essa dica de panetone decorado no ano passado) e coloquei-o sobre um prato provençal.
Para o jantar eu queria mesmo era fazer uma galinhada (além de fácil é um prato econômico e que rende bastante), mas meu marido queria carne vermelha. Optei por alcatra ao molho de cerveja preta, o nosso clássico picadinho.
Veja como ficou o cardápio:
ENTRADINHAS
Mix de Castanhas (castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim, pistache e amêndoas)
Pasta de berinjela (comprada pronta). Acompanhava pãozinho de chia e torradinha integral.
JANTAR
Alcatra ao molho de cerveja preta (receita aqui).
Cuscuz Paulista (receita aqui).
Arroz branco
Salada verde (alface americana, alface roxa, rúcula, tomate cereja e azeitona picada)
SOBREMESA
Minipudim de leite condensado
Mousse de uva
SAIDEIRA
Cafezim Nespresso
Chocolatim “Sete Desejos” da Cacau Show
Panetone
O que eu acho que faltou para ficar uma ceia tipicamente brasileira: farofa de banana da terra, uma entradinha com carne seca e uma sobremesa com fruta nacional, poderia ser uma mousse de açaí, por exemplo, ou picolés de limão, coco, goiaba e uva.
Taí minha dica para você montar uma ceia charmosa e rápida, sem aquele excessos de pratos da data. É melhor diminuir a variedade dos pratos principais, por exemplo, e investir nas entradinhas, como uma verrine de salada tropical.
Obrigada por acompanhar as Ideias da Matraca. Desejo carinhosamente que você tenha um Feliz Natal junto com as pessoas que você mais ama e que valem a pena para você. Porque no final, é isso que interessa! 🙂
Posts relacionados
Mesa de Natal: decoração dourada usando louças e enfeites que você tem em casa
Mesa de Natal: decoração simples e barata nas cores verde e vermelha
Panetone decorado com fitas natalinas iluminam a festa
Leia também
Receber bem: 10 dicas para você montar um vento em casa com sucesso e sem stress
Outras festas com dicas de decoração, cardápio e lembrancinhas