Publicado 09/10/2012
–
Atualizado 09/01/2019
Você vai ler vez ou outra por aí que o centro histórico de São Luís do Maranhão está (ou foi) revitalizado. Não é bem assim. O que existe é um pequeno quadrilátero mais ou menos preservado, com arandelas coloniais e fios aterrados. Grande parte dos casarões tombados está em ruínas e a falta de limpeza nas ladeiras e becos é pública e notória.
Para que você não se assuste — ou se decepcione — antes de marcar sua viagem para lá leia nosso preâmbulo sobre a capital maranhense. Apesar dos pesares, São Luís tem um contorno histórico fascinante e não pode ser ignorada pelo viajante independente.
São quase quatro mil imóveis tombados pelo Iphan. Destes, mais de mil foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. São praças, ruelas e largos altamente fotogênicos recontando a fábula da fundação e conquista de São Luís. O bairro deve ser desbravado a pé. Para conhecer os principais atrativos calmamente são necessários, pelo menos, dois dias inteiros.
CASA DO MARANHÃO
Antes de entrar na Rua Portugal, quase em frente ao Terminal da Integração da Praia Grande, a gente encontra o antigo prédio da Alfândega (1873) que abrigava um museu sobre a história do Bumba Meu Boi. Hoje, a casa oferece exposições permanentes sobre folclore, lendas, histórias e tradições que fazem parte da formação cultural maranhense. Funciona de terça a sábado, 9h às 18h e domingo, 9h às 13h30.
…