Eu sou uma mulher de coragem. Certo, não desço rio em cima de boia, não converso com mosquito, fujo de nevasca e morro de medo de vulcão. Mas em dois anos investi algumas vezes na mudança do nosso layout e programação. E isso é coisa pra cabra macho, convenhamos! O objetivo sempre foi o mesmo: incluir novas funcionalidades e deixar a leitura mais agradável.

Acontece que quem não tem blog talvez não saiba o frio na barriga que dá na gente quando se faz uma mudança desse porte: amassa e joga fora o antigo e implanta o novo! A primeira alteração significativa no Matraqueando, em 2009, foi bem mais traumática. Migramos do Blogspot para a plataforma WordPress. Comentários – todos – sumiram, páginas ficaram de cabeça para baixo (literalmente!) e até conteúdo foi pro beleléu. Mas conseguimos recuperar e arrumar a casa com o tempo. Na época jurei de pé junto que nunca mais ia investir um tostão aqui. Rá!

Então, mas blog é igual a filho nascido de parto de normal. Seis meses depois a gente esquece tudo e já quer ter outro! Como não sou adepta dos layouts que colocam um pedaço do post e, em seguida, um “leia mais”, decidi manter a página vertical – com artigos inteiros – e incluir um slider logo abaixo do cabeçalho para dinamizar o conteúdo do blog. Pretendo destacar ali posts mais antigos, que já não estão mais na página principal do Matraqueando.

Quem cuidou do novo layout do site e instalação do slider foi o designer Alexandre Gamieiro, da Dint Studio, de São Paulo. O Alexandre é mais um daqueles seres que vão para o céu em corpo e alma por te passado dois meses escutando algumas das minhas matracadas… “mas não dá para você tirar aquele pontinho de 1 pixel que fica abaixo do cabeçalho?”, “poderia ajustar o balãozinho da logo dois milímetros pra cá?”, “seria possível clarear um tom (e meio) do laranja?”. 🙄

Bem, o resultado final é esse: mudamos tipografia, criamos uma barra lateral mais uniforme e desenhada e ampliamos o cabeçalho incluindo novos elementos (a Matraca). Mantivemos a nossa fofa plaquinha de destinos fictícios. O Alexandre também fez uma pequena releitura na minha logo. Incluímos um balãozinho que lembra aquelas conversinhas matraqueiras de “histórias em quadrinhos”. E como matraquear não é exatamente o meu forte… hohohoho!

Matraquetes, sejam bem-vindos à nova casa. Atualize seu bronwser, dê F5 e vamu que vamu. A mobília mudou, mas os anfitriões continuam os mesmos!