Atualizado 31/10/2019

O cuscuz paulista é uma das receitas mais versáteis do cardápio brasileiro. Pode ser servido como prato principal, acompanhamento e, com a onda do finger food, já virou entradinha e petisco de uma bocada só.

Há tempos esta receita em tamanho mini tem sido carro-chefe nos meus almoços e happy hours lá em casa. Coloco em forminhas de empada e depois em recipientes próprios para este tipo de comidinha. Veja como é facílimo preparar!

+ Loja Matraqueando: Guias Essenciais para conhecer o Brasil e o mundo com dicas incríveis de economia inteligente!

Ingredientes

2 latas de sardinha
½ lata de ervilha
½ xícara (chá) de azeitona picada
2 ovos cozidos picados
½ vidro de palmito (opcional)
Uma cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 copos de água quente (400 ml)
3 copos de farinha de milho amarela em flocos
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha
Sal e pimenta a gosto
Ovo de codorna para decorar

Modo de Preparo

Numa panela média, refogue o alho e a cebola no azeite. Cuidado para não deixar queimar. Em seguida acrescente a sardinha, a ervilha, a azeitona, o palmito e a pimenta a gosto. Mexa devagar em fogo baixo. Coloque a água e, se necessário, ajuste o sal. Vá despejando a farinha aos poucos. Algumas marcas de farinha exigem três copos para esta receita. Com outras, dois são suficientes. Assim que a massa do cuscuz tomar consistência (nem muito seca nem muito molhada) acrescente os ovos picadinhos, a salsinha e a cebolinha e mexe suavemente.

DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata com até 70% desconto? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!