Atualizado 08/01/2012

Há quase dois anos vi a dica no Blog da Majô, onde ela declarava: “aos chocólatras, a novidade“! Eu nunca havia escutado falar na Vasalissa, uma loja maravilhosa especializada em chocolates finos e artesanais em Buenos Aires. Não era mencionada em nenhum guia oficial nem estava na rota tradicional dos viajantes. É aquele tipo de lugar que você encontra durante a caminhada descompromissada entre um ponto turístico e outro.

Desde aquela época o post da Majô ficou no meu favoritos. Mas o que eu jamais podia imaginar é que acabaria alugando um apartamento a 50 metros do mais bonito espaço dedicado ao chocolate da capital argentina. Assim que chegamos a Buenos Aires deixamos as malas no apartamento e saímos para fazer o reconhecimento de área. Foi só subir meia quadra e dei de cara com a Vasalissa. Pára tudo! Quase chorei!

A Vasalissa é um sonho, pequenina, com chocolates que parecem esculpidos à mão. São dezenas de opções entre bombons, trufas, tabletinhos, chocolate em pote (chocolate a la taza), tudo numa infinidade de sabores. Framboesa, laranja, menta, cassis, cappuccino, kir royal, baunilha, rum, avelã, pimenta, entre outros. As embalagens são tão hermosas que podem virar até porta-jóias ou um delicado porta-trecos. É um dos presentes mais criativos e fofos que você pode levar da cidade.

Os bombons são vendidos por quilo ou unidade. Numa caixinha com seis paguei 75 pesos (R$ 30,00). O bombom de cereja com licor (inesquecível!) custa 14 pesos (R$ 5,60) a unidade. Não, não é barato – pelo menos não para o meu padrão mão-de-vaca-muquirana.

Mas estamos falando de um case quase perfeito: loja bem produzida, embalagem que parece uma obra de arte e produto de altíssima qualidade. (O único senão foi o atendimento, muito sisudo para o meu lado desequilibrado!) Se não bastassem todos os atributos, a loja tem aquela história de empresa passada de geração para geração, sempre mantendo sua principal característica: o chocolate de autor.

SERVIÇO

Vasalissa Chocolatier
Local: Calle Callao, 1940 | Recoleta | Buenos Aires | (Há uma filial em Belgrano.)
Tel.: 4806-4158
Funcionamento: 10h às 20h

Posts relacionados

La Querencia: cozinha tradicional trancham na Recoleta
El Sanjuanino: ponto certo para excelentes empanadas caseiras
Chá da tarde no clássico Hotel Alvear

—————————-

Todos os nossos posts sobre Buenos Aires podem ser lidos aqui.

Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca’s Image Bank