Algumas cidades do mundo têm, entre seus principais pontos turísticos, um cemitério. Não se trata de um passeio fúnebre ou sinistro, mas um recorrido simbólico para contemplar a última morada de pessoas famosas ali enterradas. É o caso do Père Lachaise, em Paris – onde descansam Oscar Wilde, Honoré de Balzac e Jim Morrison, por exemplo. Ou do Cemitério Nacional de Arlignton, nos Estados Unidos, que abriga o túmulo do ex-presidente John F. Kennedy.

Já na Argentina o cemitério dos famosos é um dos principais monumentos históricos e artísticos do país. O Cementerio de la Recoleta está no coração do bairro mais aristocrático da capital portenha. Aqui repousam políticos, militares, sacerdotes, artistas, poetas e heróis da pátria. Mais de 70 túmulos são declarados Patrimônio Histórico Nacional.

O mais visitado, porém, é o de Eva Perón, a Evita, ex-primera dama, mãe dos pobres e mulher do ex-presidente Perón. (Em tempo: Carlos Gardel não está enterrado aqui. Você poderá visitar o túmulo do maior cantor de tango argentino no Cemitério da Chacarita.)

Caso você não tenha nenhuma restrição a este tipo de passeio vai poder apreciar belíssimas esculturas, vitrais e trabalhos em ferro feitos por importantes artistas argentinos e estrangeiros. Mármore e bronze moldam anjos e virgens nos mausoléus. Tudo é muito suntuoso.

Além de homenagear um ente querido após sua morte, o cemitério acabou se transformando em um símbolo de status e poder econômico do século 19. O Cementerio de la Recoleta é enorme, cheio de ruazinhas. Você poderá adquirir na entrada um mapa explicativo completo – por 8 pesos (R$ 3,20) – com indicação dos túmulos mais famosos.

Diquinha extra: ao lado do cemitério está a igrejinha mais linda da cidade, a Basílica Nuestra Señora del Pilar. Os claustros, intactos há quase três século, estão abertos ao público. Nos fins de semana há uma feirinha de artesanato na praça que fica em frente ao cemitério.


Basílica Nuestra Señora del Pilar: claustros intactos há três séculos. Ao lado do cemitério.

SERVIÇO

Cementerio de la Recoleta

Local: Calle Junín, 1760 | Recoleta | Buenos Aires

Tel.: 4803.1594

Funcionamento: todos os dias, 7h às 17h45. Grátis.

Visitas guiadas: em português, às sextas-feiras, às 11h. Grátis.

Fotos: Raul Mattar

—————————-
Todos os nossos posts sobre Buenos Aires podem ser lidos aqui.