Publicado 25/09/2011 –
Atualizado15/10/2011
A melhor época para conhecer o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões é entre abril e agosto, meses das cheias em
Manaus. Por isso mesmo o risco de chuva é maior. Mas se você vier fora desta época, provavelmente, não vai conseguir fazer a segunda parte do passeio – a visita a comunidades ribeirinhas e um tour dentro de uma canoa motorizada para conhecer igarapés e vitórias-régias.
Após o ápice do passeio, o Encontro das Águas em si, eu pensei que o barco fosse dar meia-volta e partir para o porto de
Manaus ou parar em algum ponto estratégico para o almoço em restaurante flutuante – que estava incluído na excursão. Pensando que já havia passado por tudo a que tinha direito naquela viagem-superação … vem a notícia. Sairíamos do nosso barcão para entrar numa canoinha onde, sentada, minha mão alcançava o rio.
Fiz a linha sô-xique-num-faço-escândalo e entrei quietinha na voadeira. Dali partimos para um incursão pelo Parque Ecológico do Janauari, infestado de igarapés – uma espécie de braço de rio bem estreito que corre mata adentro. Justamente pela geografia apertada só podem ser percorridos por pequenas embarcações. Toda a região está entrecortada por pequenas e grandes árvores com cipós – vegetação típica desse ecossistema. A invasão de mosquitos é imediata. Exagere no repelente e ainda assim você será devorado por eles.
Leia também
Encontro das Águas, Manaus | Parte 1
Posts relacionados
Passeio à foz do Rio São Francisco (Alagoas) – Parte 1
Passeio à foz do Rio São Francisco (Alagoas) – Parte 2
SERVIÇO
Quem leva: várias operadoras fazem o passeio. Contratei a Amazon Explores.
Quanto custa: R$ 120,00 – inclui almoço em restaurante flutuante.
Duração: o dia inteiro
Dica: vista roupas confortáveis e não se esqueça de usar protetor solar e repelentes.
Nota: de setembro a dezembro, período da vazante, o passeio de canoa é substituído por uma caminhada pela selva com visita a maior árvore nativa da região, a Samaúma.
Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca’s Image Bank
—————————————-
Minha visita a Manaus faz parte da Expedição Brasil Express, by Matraqueando. Entenda o projeto. Para ver todas as reportagens da expedição, clique aqui.