Atualizado 05/01/2023

Não há boteco em Buenos Aires que não ofereça as tradicionais empanadas, uma espécie de esfirrinha em formato meia-lua. Todas, geralmente, são muito boas e bem servidas. Mas, talvez, o El Sanjuanino seja o lugar mais alegórico para provar uma delas. Indicado por diversos guias internacionais, o local já foi destaque até no The New York Times. O restaurantinho é bem simples, apertado e com decoração duvidosa. Independente disso está sempre lotado graças a boa qualidade da sua comida.

Localizado no clássico bairro da Recoleta, o El Sanjuanino está a poucos passos de grifes internacionais, próximo ao deslumbrante Hotel Alvear e exatamente ao lado do chiquetê restaurante Fervor – sem contar que ficava a 50 metros do nosso apartamento. Para não enfrentar as filas e conseguir uma mesa decente, nós fomos ao restaurante à meia-noite e meia!!! Minha mãe e o Raul haviam acabado de chegar de um show de tango e eu e a Mariana estávamos acordadas ainda. Bingo: fechamos a noite com “broche de oro”! Um almoço (ou jantar) aqui – o que inclui, além das empanadas, humitas, tamales e matambre arrolllado – sai mais barato do que comer mandioca frita em qualquer botequim brasileiro.

O restaurante tem um detalhe interessante: todos os pratos podem ser encomendados para levar por um preço bem mais acessível do que comer no local. As empanadas para viagem, por exemplo, saem 5,50 pesos argentinos. Mas se você se sentar, o quitute custará 9 pesos – algo em torno de R$ 3,60. Ainda assim uma barganha. O El Sanjuanino oferece, também, empanadas doces e diversas sobremesas regionais. Tanto uma taça de vinho da casa ou uma tradicional cerveja Quilmes pequena custa 10 pesos cada (R$ 4).

SERVIÇO
El Sanjuanino
Local: Calle Posadas, 1515 (quase esquina com C/ Callao)
Tel.: 4804-2909 / 4805-2683
Funcionamento: todos os dias, 12h às 16h e 19h à 1h.
Dica: encontre aqui hospedagem boa e barata em Buenos Aires!

Posts relacionados:

Buenos Aires | Qual o melhor bairro para se hospedar

Buenos Aires: roteiro de 5 dias para quem vai pela primeira vez

La Querência: cozinha regional trancham na Recoleta

La Biela: tradicional e histórico café na Recoleta


Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados a Matraqueando®.

_________________

Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Tudo o que você encontrar aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência! 😉