Publicado 15/09/2010
–
Atualizado 08/01/2012
O restaurante Bené da Flauta tem vista para uma das principais obras-primas de Aleijadinho.
Poderia ter sido tutu, frango com quiabo ou até posta de bacalhau. Não foi exatamente o prato que me levou ao restaurante Bené da Flauta, em Ouro Preto – mas a vista que se tem de lá. É o único lugar da cidade onde você pode, ao mesmo tempo, sorver o melhor da gastronomia mineira e vislumbrar a obra-prima de Aleijadinho: a portada da igreja São Francisco de Assis.

Mais: o restaurante está num bem conservado casarão colonial e enquanto você espera o almoço é possível ter uma panorâmica das ladeiras acima (ou abaixo) – como a igreja de Santa Efigênia lááá no arrrto do morro, a Rua dos Paulistas, a capela das Dores e, ao fundo, o pico do Itacolomi. Se eu tivesse tomado apenas um suco ali já teria sido extraordinário. Só que meu céLebro insistia e repetia: onquecêvai cumê? onquecêvai cumê?
Do segundo andar do restaurante, Ouro Preto em vários ângulos.
Fazer da nossa expedição por Minas Gerais um tour gastronômico foi um dos consensos da Família Matraca. Por isso, iniciar os trabalhos ao lado do Aleijadinho e, ainda por cima, acompanhados de lingüiça, torresmo, couve, ovos, lombo e arroizim consagrou de forma respeitável o começo do nosso passeio. Curiosidade: o nome do restaurante é uma homenagem a um dos personagens folclóricos da cidade.
Feijão tropeiro: um dos pratos mais pedidos da casa.
A baita tigela custa R$ 31,00 e serve duas pessoas. Com bebidas (suco e água), café e sobremesa – uma broa de milho quentinha que derretia na boca – a conta chegou a R$ 62,00. A Mariana? Se deu bem: comeu metade dos carocim de feijão… bem massadim e ainda ajudou a rapá o tacho!
Dica: caso não queira gastar muito, você pode apenas tomar um café ou uma cervejim e garantir sua foto. Rá!
SERVIÇO:
Bené da Flauta | Restaurante e Café
Rua São Francisco de Assis, 32 – Ouro Preto | Ao lado da Igreja São Francisco de Assis.
Fone: (31) 3551.1036
Fotos: Raul Mattar