Publicado 18/04/2010 –
Atualizado 13/07/2020
Quando divulguei no Twitter que estava em
Maceió pela
Expedição Brasil Express choveram sugestões de praias. Gunga, Carro Quebrado e Ipioca foram algumas delas. Já havia escutado falar (bem!) de todas e sabia que, sim, poderia perder algumas das melhores fotos da viagem ao deixá-las em segundo plano.
Para quem está chegando agora: nessa viagem fiquei apenas
48 horas na capital alagoana. Portanto: algumas prioridades eu tinha!
Mas ninguém me disse: faça o passeio ao Delta do São Francisco, onde as águas do maior rio 100% nacional encontram-se com o mar. Eu sonho com este passeio há anos.
Mas não sei por que sempre associava o trajeto com o estado de Sergipe – de onde também saem embarcações para a foz. Para o meu deleite, entre os muitos bate-e-volta que você pode fazer desde
Maceió lá está ele, o Velho Chico — apelido carinhoso do rio.
É uma jornada de dia inteiro. Os barcos que chegam até à foz saem do vilarejo de Piaçabuçu — a quase 130 quilômetros ao sul de
Maceió, quase na divisa com o Sergipe. Uma curiosidade: dizem os nativos que o nome do povoado é a única palavra da língua portuguesa com dois “ç”.
Piaçabuçu tem 18 mil habitantes. Cidade antiga com grande importância histórica, mas descuidada. (A 30 quilômetros daqui está Penedo — esta sim — tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.)
Ao ser cenário para as filmagens do longa Deus é Brasileiro (com Antônio Fagundes e Wagner Moura), dirigido pelo alagoano Cacá Diegues, Piaçabuçu ficou, assim, mais metida e viu aumentar o número de interessados no passeio.
O dia estava nublado e escuro. Choveu e minha camerazinha tômatica não permite fotos sensacionais quando se exige profundidade de campo, principalmente quando o dia parece noite! Então, tratei de relaxar e observar.
O que me fez mergulhar totalmente na experiência. Talvez, por isso, até agora não tenha me recuperado totalmente do passeio. Desde que voltei, sonho (no sentido de sonhar dormindo) todos os dias com aquelas imagens.
Lavadeiras à beira do rio, as margens cheias de barquinhos, aquela imensidão relembrando a toda hora como somos tão pequenos… (Essa última é frase feita, mas não resisti).
Continua aqui…
Post relacionado
Passeio à Foz do Rio São Francisco | Parte 2
Maceió | Guia de viagem completo: on-line e gratuito
Leia também
Canindé de São Francisco: como visitar o belíssimo Cânion do Xingó
Piranhas: a cidade que virou referência para a história do cangaço
Rota do Cangaço: o passeio que leva você à história do sertão nordestino
Veja ainda
Manaus: o Encontro das Águas | Parte 1
Manaus: o Encontro das Águas | Parte 2
O passeio à foz do Rio São Francisco faz parte da
Expedição Brasil Express, projeto do Matraqueando que leva recortes do Brasil até você.
_____________________________Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.
SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS