Publicado 16/02/2010
–
Atualizado 24/08/2010
Ao trocar um e-mail com uma amiga que mora em Minas Gerais disse a ela que iria para Antonina ver o carnaval mais famoso do Paraná. Quando me respondeu – surpresa – disse que sabia quase nada de lá e nem imaginava que nosso estado tinha tradição carnavalesca.
De fato, as cidades históricas do Paraná não têm o apelo das mineiras e a tradição carnavalesca não é bem nossa vocação. Mas o baile de carnaval de Antonina é um clássico. Atualmente, cinco agremiações vão para a avenida da minúscula cidade, que já foi um dos principais portos do Paraná.
São elas: Batuqueiros do Samba, Brinca Pra Não Chorar, Escola de Samba do Batel, Filhos da Capela e Leões de Ouro. Desde 2000 não há mais concurso oficial de escolas de samba na cidade O desfile local tem caráter folclórico e não prevê competição.
A folia é completa no Carnaval de Antonina: além dos desfiles de escola de samba, há bailes públicos e blocos carnavalescos. A Rua Carlos Gomes da Costa, que se transforma no sambódromo, fica coalhada de foliões. É recomendável chegar cedo para conseguir um bom lugar para assistir ao evento.
Não sou assim, uma foliona da gema, mas queria ver de perto a festa paranaense que atrai milhares de turistas todos os anos. É o evento mais soft que já vi. Sim, você vai encontrar alguns bebuns caídos na calçada, mas, de maneira geral, a plateia (assim como a passarela do samba) é formada por famílias de todas as gerações.
Tenho a impressão de que o dia mais legal para ir é segunda-feira de carnaval (fui no domingo). Neste dia acontece, há 20 anos, o desfile das Escandalosas – homens vestidos de mulher com fantasias caprichadas e criativas.
Do desfile das escolas, não espere carros alegóricos à la Marquês de Sapucaí. A tônica do Carnaval de Antonina não é o luxo, nem o desbunde das rainhas de bateria. É o encontro marcado com pessoas dispostas a se divertir – gastando pouco – num ambiente histórico que vai entrar para a sua biografia.
Fotos: Raul Mattar
Posts relacionados:
Antonina: cidade histórica do Paraná
Morretes: cidade histórica do Paraná
Estrada da Graciosa
De trem pela Serra do Mar