Foto: Bar Tio Pepe, em Barcelona. Lugar típico para “ir de tapas“. (Raul Mattar)
HOSPEDAGEM ECONÔMICA NA ESPANHA
Na Espanha – assim como em Portugal e na Grécia – os seus 50 euros devem render mais. A oferta de hospedagem econômica é ampla. E quando se consegue dormir decentemente pagando pouco, sobra cascalho para desfrutar da boa (e também barata) comida do país. Em Madri, o Hostal las Murallas pode ser um excelente custo benefício para um casal. O quarto duplo está a partir de 38 euros (19 por pessoa) com televisão e banheiro privado. Sem café da manhã. Os quartos são bem simples, mas o hostal está muito bem localizado, a 100 metros da Gran Via, ao lado da Puerta del Sol. E os três museus – Prado, Thyssen y Reina Sofia – ficam a 15 minutos andando dali. Para tirar a barriga da miséria pague apenas 8,50 euros para dormir (com café da manhã incluído) no quarto coletivo do Albergue Juvenil Santa Cruz de Marcenado (c/ Santa Cruz de Marcenado, 28. Tel.: 915.474.532). É bem impessoal, não tem cozinha para o hóspede, mas oferece um microondas.
Outra pechincha na capital espanhola é o Barbieri International Hostel . O quarto de casal sai a 32 euros (16 por pessoa), com café da manhã! Mas os banheiros são no corredor. E eles oferecem uma novidade: a tarifa diurna de 5 euros para quem quer só tomar um banho, usar a cozinha e deixar as malas na sala de bagagem. Para subir um pouco na vida sem ter que apelar para um concierge conheça o Hostal Victoria. Apesar da decoração cafonilda, os quartos – reformados – têm toalhas brancas, ar condicionado, frigobar, TV e estão de frente para a Puerta del Sol. A diária está a partir de 40 euros para o casal (20 por pessoa). Aceita cartão de crédito, o que é raro nesse tipo de hospedagem.
A 50 metros da Casa Batló de Gaudí e a cinco minutos caminhando do calçadão Las Ramblas está o Centric Point Hostel, em Barcelona. Excelente localização. A diária nos dormitórios sai a partir de 16,90 euros com um delicioso café da manhã. O staff não é dos mais amáveis, mas a excelente localização e o ambiente agradável farão você esquecer qualquer grunhido na recepção. Para ficar no Bairro Gótico, invista na simples e honesta Pensão Alamar. Quarto duplo a partir de 36 euros (18 por pessoa) e oferecem, sem cobrar nenhum adicional, berço para crianças até dois anos. Não tem café da manhã, mas a cozinha está à disposição dos hóspedes. Banheiro no corredor, o que pode ser um baita inconveniente para quem viaja com o bacuri. Mas por uma ou duas noites… quem sabe.
O Center Hostel Valencia pode ser uma boa e econômica opção para se hospedar quando você for conhecer a Cidade das Artes e da Ciência, em Valência. Fica no centro, ao lado da Plaza de la Virgen. O café da manhã está incluído e oferece internet wi-fi grátis. Tarifas a partir de 16 euros por pessoa, em quartos coletivos. Não tem habitación doble. Outra opção é o Hostal Moratín, também no centro da cidade. O quarto duplo sai a partir de 40 euros (20 por pessoa) com chuveiro. O café da manhã continental custa 2,50 euros. Quando for conhecer o Alhambra, em Granada, hospede-se numa típica casa Andaluza. O Hostal Landazuri têm quartos cômodos, com banheiro e uma linda vista para o monumento. A partir de 40 euros, o casal. Café da manhã a partir de 2,50 euros.
ONDE COMER NA ESPANHA
As tortillas – uma espécie de omelete com batatas – está para a Espanha assim como a coxinha de frango está para o Brasil. São populares, saborosas e podem ser encontradas em bares, restaurantes e nos supermercados. Existem paellas (o tradicional prato temperado com açafrão que geralmente inclui – com algumas variações – arroz, frutos do mar e legumes) por todos os cantos e preços. Nem sempre a mais cara será a melhor. Por uma média de 9 euros você encontra paellas individuais recheadas e decentes.
Algumas porções são tão grandes que às vezes servem duas pessoas.
Foto: Café da manhã em uma panadería espanhola. (Raul Mattar)
Para desfrutar do modo mais espanhol de beliscar comidinhas, vá de tapas – o petisco espanhol. Existem tantas variedades, que eu não saberia mencionar nem 30% aqui. Os tira-gostos vão das nossas conhecidas azeitonas, passam pelo tradicional jamón ibérico e chegam a elaboradas receitas como a banderillas, que levam presunto, salmão, cogumelos, camarão, aspargos, ovos de codorna, batatinhas, kani e anchova. Tudo acompanhado por uma cremosa pasta alho e óleo.
Em diferentes cidades da Espanha você encontra a cadeia de restaurante FrescCo. O buffet completa inclui saladas, prato quentes, sobremesas (geralmente frutas das estação) e bebida (que pode ser água, refrigerante, chopp ou vinho) por módicos 8,50 euros por pessoa até às 18h. Depois, custa 9,95 euros. Todos os restaurantes são novos e aconchegantes, apesar do burburinho (vivem lotados!) na hora das refeições! Você encontra a rede em Madri, Barcelona, Sevilha, Bilbao, Valência, Granada, Salamanca, entre outros lugares. Consulte o site deles para saber onde há um restaurante mais próximo de você.
Na capital espanhola você também pode conhecer a Taberna Alhambra. A Paella Mixta está 7,00 euros. Ambiente típico. A três quadras da Puerta del Sol. Em Valência experimente a tradicional cozinha mediterrânea na rede Neco Buffet, no estilo do FrescCo. Comida à vontade, com diversas sobremesas a 9,85 euros por pessoa durante a semana, por exemplo. No sábado e domingo vai para 12,90 euros. Não inclui bebidas. Ah, e para seu churros com chocolate quente se aconchegue no El Gran Café, no número 09 da rua Carrer d’Avinyo, no centro histórico de Barcelona. Para comer lá é caro, mas dois churrinhos não vão matar ninguém. O edifício, todo em arte noveau, é de 1920. Ambiente sofisticado para você se lembrar de que também é filho de Deus.
SESSÃO MÃO-DE-VACA-MUQUIRANA
Nos supermercados Al Campo procure pelo produtos Primer Precio. Estão por todas as gôndolas. São 40% mais baratos que os concorrentes, com a mesma qualidade. Entre no site para ver onde há uma filial mais próxima de você. Pizzas médias, por exemplo, a 2,30 euros. Existem massas prontas (ravióli, capeletti e talhatelli) com vários temperos (ricota, pesto, carne ou quatro queijos) a partir de 1,85 euros.
MOMENTO EXTRAVAGÂNCIA
Programe-se para ir a Girona experimentar o menu degustação do estreladíssimo-top-mega-über restaurante El Bulli, do chef catalão Ferrán Adrià. O menu degustação está 220 euros. Só que para este ano,
Mas fique atento: em outubro dezembro eles devem abrir as reservas para o ano que vem.