Publicado 20/07/2009
–
Atualizado 21/07/2018
ESTE É O NOSSO CONTRATO. LEIA AS CLÁUSULAS ATENTAMENTE ANTES DE SEGUIR VIAGEM.
.
.
Modelo: Viagem à Europa, motor 5.0
.
Cláusula primeira: nosso modelo é o popular. Simples, sem acessórios. Na proposta dos 50 euros por dia incluímos hospedagem e alimentação. Com muito esforço, ainda sobra para o passe do metrô e até um imã de geladeira. Mas se isso causar sofrimento ou a restrição for muito severa para seu padrão, compre um modelo executivo, tipo 9.0 – e abandone esse contrato. Não queira pagar uma merreca em hotel achando que vai encontrar amenities no banheiro.
Cláusula segunda: não saia de casa se você não for bem-humorado, não sabe superar desafios e tem dificuldade em lidar com o imprevisto. O modelo 5.0 exige disposição e empenho do proprietário. Já decretamos no Parágrafo Primeiro que não existe milagre, pegadinha nem letrinha pequena no rodapé da página. Vai ter que evitar táxi, optar por hospedagens franciscanas, comer o menu do dia, ir ao supermercado, não comprar bugiganga e, preferencialmente, viajar na baixa temporada.
.
Cláusula terceira: o modelo escolhido prioriza atrações gratuitas, passeios a pé, água mineral, comidas típicas, criatividade e paixão. Ele serve para conduzir as pessoas na realização de um sonho. Só assine este contrato se acha que as limitações do modelo não serão um purgatório, mas, sim, uma experiência de vida para você.
.
Cláusula quarta: uma viagem 100% mão-de-vaca-muquirana não é recomendada pelo fabricante. Isso desgasta o motor, embaça o cérebro e o proprietário vai ter que engatar marcha-ré ou até trocar de modelo no meio da viagem. Deixe no tanque reserva um montante para seus momentos de extravagância. É mais fácil seu modelo pifar por falta de manutenção ou combustível do que por ter escolhido um restaurante estrelado para jantar.
.
Cláusula quinta: o proprietário não deve correr com o modelo. Em alta velocidade – três países em sete dias, por exemplo – você perde a garantia. Estabeleça prioridades. Enfiar Luxemburgo no roteiro só porque ele está logo ali, na fronteira com a França, vai consumir muito combustível e principalmente tempo – o acessório mais valioso do modelo 5.0.
.
Parágrafo segundo: o modelo foi devidamente revisado. Mas é bom saber que com o passar dos meses algumas dicas ficam obsoletas, bons hostels – dependendo da gerência – podem virar um moquifo e os preços, às vezes, sofrem variações consideráveis. Faça sempre o check-up de férias antes de embarcar.
.
MANUTENÇÃO GERAL
…