Publicado 14/04/2009
–
Atualizado 30/08/2010

É um trem bonito de se ver. Toda sexta e sábado, ao anoitecer, um espetáculo de luzes e música engrandece ainda mais a barragem da Itaipu. São 112 luminárias e 519 refletores – conectados por 60 quilômetros de fios, cabos e eletrodutos. O que parecia grande fica ainda maior.

De repente apagam-se as luzes do mirante, uma escuridão só. Em sincronia com uma trilha sonora produzida especialmente para o show os refletores da barragem começam a piscar e acender progressivamente. Aos poucos, as luminárias dão forma ao enorme paredão de concreto.A coisa é tão grande que a energia consumida na apresentação seria suficiente para iluminar uma cidade com 15 mil habitantes.
O camarote é a Estação Mirante Central (aquela que tem o painel em azulejos do Poty). Antes do show começar um documentário é exibido em enormes telões e uma dupla de apresentadores conta um pouco da história da usina, ele em português, ela em inglês.

Não existe melhor formar de selar seu passeio por aqui. Há inclusive uma Visita Combinada Panorâmica-Iluminação. Fica até mais barato se comprar os dois ingressos juntos. Embrenhar-se no meu roteiro, no entanto, tem que ter disposição. Fiz o circuito especial, no último horário – às 16h. Dura duas horas e meia o trajeto. Depois esperei mais uma hora para assistir ao espetáculo noturno. Saí de lá quase nove e meia da noite. Mas alguém aí tem dúvida de que não valeu a pena?
Fotos: Raul Mattar
SERVIÇO:
Iluminação Monumental
Quando: sexta e sábado, às 20h (21h no horário de verão)
Quanto: R$ 12,00. Pessoas de 7 a 16 anos e acima de 60 anos pagam metade.
Atenção: para ver horários e preços atualizados visite o site Itaipu Turismo.
Posts relacionados: