Paella vem do latim “patella”, uma bandeja usada na Roma antiga para oferendas aos deuses em rituais agrícolas. O prato surgiu em Valência, na costa leste da Espanha. Os camponeses levavam arroz, azeite e sal para o trabalho e incorporavam carnes como lebre e pato. Logo, a paella chegou ao litoral ganhando frutos do mar.
Essa receita é para 20 pessoas, um pouco adaptada, já que existem diversos tipos de Paella Valenciana na web. A paella é relativamente simples de fazer, porém requer muitos ingredientes. Eu, desajeitada na cozinha, já me perco no terceiro item. Mas você, aprendiz da Ofélia, vai se sair bem. Anote aí.
INGREDIENTES
2 kg de mexilhão
1 kg de polvo
1 kg de lula
1/2 kg de coxinha de frango (asa)
1/2 kg de camarão médio
1 kg de arroz parboilizado
2 cabeças de alho
1 pimentão amarelo
Açafrão, azeite e sal a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma paellera grande, coloque o azeite e metade do alho para dourar. Adicione as coxinhas de frango temperadas. Cozinhe até dourar, em seguida, acrescente as lulas e cozinhe até dourar novamente. Adicione o polvo e mexilhão (pré-cozido em uma panela separada com camarões grandes). Coloque a água dos camarões para cobrir os ingredientes e deixe ferver. Adicione água fria (3 partes de água para 1 parte de arroz) e açafrão. Adicione o arroz, disponha os camarões médios e pimentão cortado em rodelas. Cozinhe tampado. Para decorar, cozinhe os camarões grandes inteiros (ou lagostim) em água salgada até ficarem avermelhados. Os mexilhões para decorar devem ser cozidos com casca. Ajuste o sal. Quando o arroz estiver macio, é hora de servir. A paella deve ser apreciada quente!
DICAS DA MATRACA
Nunca mexa o arroz na paellera. Algumas receitas incluem carne de porco. O açafrão original é caro, mas o em pó é mais acessível e dá a cor característica. Se sobrar, é possível congelar.
Fotos: Banco de Imagens da Matraca