Publicado
19/12/2019
A chegada ao Mosteiro de Alcobaça não impressiona tanto. Principalmente se você acabou de passar pelo primo-irmão, em Batalha — a 20 quilômetros daqui.
Durante sua visita, portanto, convém focar naquele que foi o primeiro monumento integralmente gótico de Portugal e desviar-se das comparações inevitáveis entre um e outro.
Além de Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Mosteiro de Alcobaça também entrou na lista das Sete Maravilhas de Portugal. Todo e qualquer título, aliás, não fazem jus a essa construção enigmática e, até certo ponto, misteriosa.
A fachada atual da igreja é do século 18 (passou por algumas intervenções barrocas), embora as obras do mosteiro tenham sido iniciadas no século 12. Do lado de fora, somente o portal e a rosácea foram preservados.
Ao entrar na igreja, você se depara com um corredor gigante cheio de colunas em formato de abóbodas a mais de 20 metros de altura. (Guarde essa informação, ela será útil alguns parágrafos abaixo!)
Durante o passeio você encontrará refletida no chão a sombra das rosáceas – um estilo arquitetônico típico do gótico.
Mesmo com boa iluminação interna, minhas fotos não conseguem captar muito bem o encanto do lugar.
O mosteiro está dividido em várias alas e, ainda que houvesse visita guiada disponível (deveria ter marcado com antecedência), preferi comprar o folheto explicativo e ficar por conta. Fóóónnn! Fui a perfeita mula (que me perdoem as mulas).
Como havia acabado de conhecer detalhadamente o Mosteiro da Batalha eu achava que resolveria o passeio em Alcobaça em dois tempos, afinal, “é tudo a mesma coisa: mosteiro”. Fóóóónnn!
Para começar, me perdi dentro do mosteiro. Mesmo com um mapinha na mão — sabemos, criaturas matraquenhas não foram programadas para ler mapas — fiz um ziguezague sem tamanho, o que dificultou meu entendimento de como as coisas foram feitas ali e em que ordem cronológica.
Como nosso lema é aquela que vai primeiro para você não se estrepar depois, tente essa rota: ao lado esquerdo da entrada principal da Igreja está a Sala dos Reis. É um daqueles espaços eruditos do mosteiro.
No período barroco colocaram as estátuas dos reis de Portugal e as paredes ganharam painéis de azulejos rococós. O lindo mural conta a história da fundação mítica e lendária do Mosteiro de Alcobaça.
DICA DA MATRACA | Tá procurando carro para alugar barato em Portugal? Veja como garantir o seu veículo no site líder em aluguel de carros na América Latina! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂
…