Publicado 25/08/2021
–
Atualizado 17/10/2022
Paaaara tudo! Depois de meses sem publicar nada por aqui, eu que não ia voltar com uma diquinha mequetrefe qualquer. Já guarde esse post para consultar depois, porque não há informações detalhadas sobre esse roteiro em nenhum lugar da internet.
Não sei se você sabe, mas o Paraná é considerado o maior produtor nacional de plantas medicinais. Entre as lavouras do estado voltadas para as ervas usadas em medicamentos naturais, o destaque fica por conta da camomila.
No último fim de semana, fizemos nosso primeiro passeio a lazer fora de Curitiba desde que começou a pandemia. E foi do jeitinho que a gente queria: ao ar livre, com zero aglomeração e sem nenhuma alma viva no caminho.
Estrada do Retiro, em Mandirituba
…
Importante: devido à colheita, que acontece diariamente nessa época em diferentes lavouras, pode ser que o campo que eu visitei naquele dia já esteja colhido no próximo fim de semana. Mas, mesmo assim, até o começo de setembro sempre haverá plantações para o seu book instagramável.
DICAS ESSENCIAIS
– Baixe o mapa off-line antes de ir. Não há muito sinal de internet na região. Em alguns poucos lugares aparecia um “H+” no celular. Nossa operadora é a TIM. Durante boa parte do trajeto ficamos completamente desconectados.
– Vá com roupas leves e calçados apropriados para terrenos irregulares.
– Leve protetor solar, repelente e chapéu. Se pegar um dia ensolaradíssimo como nós, lembre-se de que estará sempre em campo aberto com praticamente nada de sombras durante o caminho.
– Leve uma merenda (sanduíche, frutas, castanhas, barra de cereal e muita água). Para deixar tudo fresquinho, se tiver uma bolsa térmica para manter os beliscos gelados, melhor.
– Sabe aquela máxima “deixe apenas pegadas, leve só as memórias”? Então, nada de sair arrancando e colhendo camomila para levar para casa. As plantações têm donos. Sem contar que você acha camomila in natura para vender em qualquer casa de produtos naturais por um preço muito acessível.
…