Publicado 23/01/2018 –
Atualizado 12/06/2019
Fico aqui imaginando se os destinos que envolveram a Revolta da Chibata, a Guerra do Contestado, a Revolução de 1930 ou a Intentona Comunista (outros momentos de audácia e valentia da biografia brasileira) atrairiam tanto um turista como a simplória Lapa, no Paraná.
Praça General Carneiro
A cidade entrou para os livros por conta do Cerco da Lapa, batalha militar que impediu o avanço das tropas contrárias à proclamação da República durante a Revolução Federalista de 1894.
Mesmo os legalistas sendo derrotados neste episódio, a resistência na Lapa foi fundamental para a consolidação da República.
O pequeno município, a 65 km de Curitiba, possui o maior conjunto arquitetônico preservado do Paraná e abriga um pedaço orgulhoso da História do Brasil.
São 14 quadras e 258 construções tombadas pelo patrimônio nacional. A cidade em si virou uma rara exposição ao ar livre que preserva e conta, em cada esquina, uma pouco da vida e dos enfrentamentos do século 19.
O QUE FAZER NA LAPA | ATRATIVOS TURÍSTICOS
MONUMENTO DOS TROPEIROS
Logo na entrada da cidade (trevo da BR 476) você encontra o Monumento ao Tropeiro (foto acima), um painel feito em azulejos pelo famoso artista paranaense Poty Lazzarotto.
É um retrato dos tropeiros que faziam da Lapa ponto de parada entre as viagens de Viamão (RS) a Sorocaba (SP).
Você entra na cidade pelo mesmo caminho que os tropeiros faziam antigamente. Por isso, a Avenida Dr. Manoel Pedro também é chamada de Avenida das Tropas.
A grande alameda se tornou point de encontro dos moradores da Lapa e dos turistas que passam por ali. É toda arborizada e rodeada de lanchonetes, restaurantinhos, sorveterias e padarias.
CENTRO HISTÓRICO DA LAPA
Um passeio tradicional por aqui deve começar pelo Centro Histórico (a umas duas quadras da Avenida das Tropas). O município tem feito um esforço para ficar conhecido como a “Cidade dos Heróis” e, por isso, investe em pequenos museus e atrativos que reconstituem os 26 dias de cerco.
Existe um passaporte único (R$ 3) para conhecer três deles: Theatro São João, Museu Histórico e Museu de Armas. Você pode comprar o passe tanto no teatro quanto no museu de armas e nos outros recebe um carimbo de controle. (Valor de junho de 2019)
THEATRO SÃO JOÃO
O Theatro São João, em frente à Praça General Carneiro, foi construído em 1873 e chegou a receber a visita do Imperador D. Pedro II. O palco tem estilo italiano e a platéia, elizabetano. A fachada recebeu influência do neoclássico.
Com capacidade para 212 espectadores, durante o Cerco da Lapa o teatro virou uma enfermaria improvisada e foi bastante atingido pelas balas de canhões das tropas que invadiam o lugar. É absolutamente lindo e preservado por dentro.
MUSEU HISTÓRICO DA LAPA
Já o pequeno Museu Histórico, ao lado do teatro, mostra o contexto do Cerco da Lapa. O local guarda documentos e objetos pessoais do General Carneiro (considerado o grande herói do conflito) como a espada, a carabina, as medalhas, o diário e até um lenço machado com o sangue do militar. Uma linda pintura em tela reproduz o leito de morte do general.
CASA DE CÂMARA E MUSEU DE ARMAS
A 200 metros, na mesma rua, subindo uma suave ladeirinha, você encontra a Casa de Câmara e Cadeia (foto acima), onde está o Museu de Armas. Aqui, estão expostas as armas da Revolução Federalista e as que foram usadas pelo Exército Brasileiro durante o período do Império.
São canhões, fuzis, metralhadoras e muitas balas, dos mais variados tipos e tamanhos, algumas retiradas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel. Algumas fotos, recontam trechos do episódio militar que marcou a história da cidade. No piso superior, funciona a Câmara de Vereadores da Cidade.
PANTEON DOS HEROES
Após essa introdução ao aspecto histórico do acontecido vá em direção ao Panteon dos Heroes (escrito desta forma, quase tudo em espanhol, porque faz uma referência ao portuñol dos combatentes do Cerco da Lapa. Total influência daquele perrengue do Tratado de Tordesilhas que – lá nos primórdios – cedia boa parte do sul do país aos espanhóis).
DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata com até 50% desconto no Paraná? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!
O panteon fica a umas duas quadras da Casa de Câmara e Cadeia e todo o trajeto – desde o Theatro São João – pode ser feito tranquilamente a pé.
Aqui estão os restos mortais do General Gomes Carneiro e de seus bravos companheiros. Os