–  Atualizado 19/03/2018

cocnha sombra

*Post atualizado em março de 2018

Não tenho um bom senso suficientemente aguçado para saber se este é – ou não – um passeio pega-turista. Mas já saí do Brasil com ele na pauta. E não me arrependi nem um pouco. Amei, para ser pouco exagerada.

Mesmo não conhecendo nada de vinhos, para mim era quase uma obrigação visitar alguma vinícola decente no Chile. Mais do que isso: me interesso pela história, acho interessante os processos de produção e acredito que deve ser bem bacana saber apreciar um bom vinho. (Até tento, mas ainda não alcancei esse grau do Nirvana).

concha tunel 01 copy

Optamos pela vinícola Concha y Toro, no Valle del Maipo – nos arredores de Santiago. Não é a maior, mas uma das mais antigas e conhecidas do país. Os brasileiros adoram passear por lá. O Valle del Maipo é uma região modelo para toda a produção de vinho no Chile.

Há muitas outras vinícolas por ali que, numa viagem específica para isso, você faz a festa sem se afastar mais do que duas horas da capital. Foi aqui a redescoberta da uva Carménère, considerada extinta nos parreirais franceses.

+E-book | O Barato de Santiago —> Baixe o seu agora mesmo!

Concha flores

COMO SÃO OS TOURS NA CONCHA Y TORO

Na Concha y Toro – localizada na cidadezinha de Pirque, a 30 quilômetros de Santiago – existem dois tours guiados, o Tradicional (16 mil pesos ou R$ 85) que dura 50 minutos e inclui a degustação de dois vinhos e o Marques De Casa Concha (24 mil pesos ou R$ 130) que dura 1h10 e inclui a degustação de quatro vinhos, mais mesa de queijos e frutos secos. Atualizado em março de 2018.

Ambos fazem o mesmo passeio pela vinícola. A diferença está mesmo na quantidade de “copas” que vamos entornar no final. O tour pode ser em português, espanhol ou inglês. Você escolhe.

concha barris casillero copy

O lugar é lindo, frondoso, cheio de flores. Para chegar ao casarão onde viveu o fundador, Don Melchor, há um túnel de folhagens que se entrelaçam formando uma suave sombra pelo caminho. Em seguida, o grupo conhece um dos vinhedos. Aprende sobre cepas, tipos de colheitas e importância das uvas.

Fundamental: tudo numa linguagem de humanos. Não saiu nenhum devaneio do tipo “esse vinho lembra a brisa suave do amanhecer em Paris no século 19”. Deve ter sido algo bem mastigadinho, pedagógico. Porque até eu, com todas minhas limitações, entendi tudo. Melhor, aprendi muito.

, como chegar a vinicola concha y toro, Concha y Toro, concha y toro passeio, concha y toro reserva, concha y toro visita, Santiago do Chile, valle del maipo, vinicola concha y toro endereço, vinicola concha y toro metro, vinicola concha y toro preço, vinicola concha y toro reserva, vinicola perto de santiago, visita vinicola concha y toro