Publicado 16/03/2016
–
Atualizado 22/09/2016
A Barcelona que existe no seu imaginário está aqui. Atrações, museus, parques, praças e igrejas de grande interesse se misturam entre os bairros vizinhos Eixample e Gràcia.
Comecei meu roteiro de 4 dias em Barcelona pelo Bairro Gótico, La Ribera e El Born por uma questão cronológica em relação à história da fundação da cidade. Mas se você tiver um único dia na cidade, sugiro que se concentre nos bairros de hoje.
Eixample tem uma zona urbana bem desenhada com algumas das maiores preciosidades do modernismo como a Casa Batló e a Sagrada Família de Antoní Gaudí.
Já Gràcia possui um traçado peculiar com características ainda preservadas de quando era uma imensa área rural independente da capital da Catalunha. Abriga alguns mercados bacanas e o fabuloso Hospital de la Santa Creu i Sant Pau (que na verdade está em Horta Guinardó, bairro vizinho — mas muito próximo da Sagrada Família, por isso encaixei aqui).
A obra é de Lluís Domènech i Montaner, outro modernista não tão famoso entre os brasileiros, mas tão genial e grandioso quanto Gaudí.
2º DIA – MANHÃ | EIXAMPLE
Importante destacar que algumas das atrações mais famosas de Barcelona estão neste roteiro. Vou enumerar algumas delas, mas não posso levar em consideração o tempo que você vai demorar para visitar cada uma. O que significa que, dependendo do seu ritmo, você pode passar o dia todo somente no Eixample e deixar Gràcia para o 3º ou 4º dia de turistagem. 😉
O Eixample é a região com a maior concentração de prédios modernistas por metro quadrado da cidade. Podemos considerar como a área central. Tem amplas avenidas, quadras simétricas e abriga parte do comércio chique de Barcelona.
O bairro é resultado do intenso progresso barcelonês do século 19, quando a cidade precisou crescer para fora das muralhas. Tem uma área enorme e, em alguns casos, para ir de um ponto turístico a outro talvez seja necessário pegar metrô para economizar tempo e pernadas.
O QUE VISITAR
– Plaça Catalunya
Você vai passar pela Plaça Catalunya muitas vezes. Eu poderia ter falado dela quando estava indo para o Bairro Gótico ou começando meu passeio por Las Ramblas. É que esta grande praça no coração da cidade é um espécie de entroncamento que leva a muitos distritos importantes de Barcelona.
Na Plaça Catalunya estão famosas lojas de departamento como o El Corte Inglés e o principal escritório de informação turística de Barcelona. Três linhas de metrô passam por aqui e é desta área que você vai partir para o Passeig de Gràcia, onde estão algumas das maiores obras e pontos turísticos deste roteiro.
– Passeig de Gràcia
O Passeig de Gràcia é uma via tão importante do ponto de vista histórico, turístico e arquitetônico que em uma das vezes que visitei Barcelona eu passei quase o dia inteiro nela, sem entrar em atração alguma.
A avenida é aquele momento subi na vida do povo catalão. Quando foi construída atraiu os magnatas espanhóis que investiam em suas moradas, contratando os melhores arquitetos da época que competiam uns com os outros.
Todo o entorno é cercado por lojas de grifes, hotéis suntuosos e algumas das mais belas casas que o modernismo poderia ter criado. Não