Publicado 22/09/2016 – Atualizado 05/02/2017
Um lugar inspirado na saudade. São produtos de criação e fabricação nacional que resistiram ao longo dos anos. O estoque da loja A Vida Portuguesa contém itens que entraram para a memória afetiva do país. Algumas marcas mantêm a mesma embalagem de 100 anos atrás.
Mesmo que a maioria delas não signifique nada para um brasileiro, a loja é um charme. Além disso, tem aquele toque vintage e está repleta de produtos que se encaixam perfeitamente em qualquer decoração do gênero. É divertido descobrir as peças e produtos que são ícones para os portugueses.
Temos a Andorinha Bordalo Pinheiro (seria o equivalente ao nosso Pinguim de geladeira), os lápis Viarco (algo como as nostálgicas canetinhas Silva Pen) e os chiquérrimos sabonetes Claus Porto (uma espécie de Phebo com embalagens antigas). A loja, embora retrô, não se torna um clichê kitsch e mantém um bom gosto e delicadeza em tudo o que vende.
São artigos para cozinha, papelaria e brinquedos antigos. É como se houvesse uma empresa no Brasil que vendesse Kolynos, Minâncora, Guaraná Taí, Biotônico Fontoura, canetas Kilométricas (lembra, aquela que dava para apagar?) e até mesmo produtos que consumimos até hoje como Maizena, Leite Moça ou Ninho – mas em suas embalagens antigas e originais.
Fachada recuperada da antiga fábrica de azulejos Viúva Lamego
Eu só conhecia a loja que fica no Chiado e que havia se tornado um clássico turístico. Mas acabou de inaugurar uma meeegastore de 500 metros quadrados d’A Vida Portuguesa no renovado bairro do Intendente.
A loja ocupa o espaço da antiga fábrica de azulejos Viúva Lamego. A fachada com peças originais foi toda recuperada. Para o guia Time Out Lisboa é a loja mais bonita da cidade. Concordo MUITO!
Para mim, é o tipo de passeio que pode ser considerado um destino em si. Não sei ao certo quanto tempo passei no novo empreendimento. A decoração é altamente acolhedora.
São peças originais e diferentes, todas lembrando um passado recente e amoroso. Minhas fotos estão escuras e não reproduzem a beleza do lugar. Pessoalmente é muuuito melhor!
Mas foi a seção de “comidas antigas” que me deixou paralisada. Você encontra as famosas latas de sardinha em conserva, biscoitos tradicionais, chocolates centenários, cervejas artesanais portuguesas e muitos vinhos. Tudo é feito para lembrar um antigo empório, uma espécie de secos e molhados.
Mesmo que você não leve uma agulha daqui será capaz de ficar pelo menos uma hora saboreando todos os detalhes d’AVida Portuguesa. Funciona quase como um museu que resgata boa parte da memória do design e da publicidade do país.
Além das lojas dos bairros Chiado e Intendente, a empresa também tem um pequeno quiosque dentro do Mercado da Ribeira, um centro gastronômico à beira do Cais do Sodré.
E a notícia que você mais esperava: os preços são ó.t.i.m.o.s! Com € 10/15 é possível encher a sacolinha de souvenirs como o antigo caderno escolar (bacanudo para um diário de viagem) vendido a € 2 cada.
Quiosque da loja A Vida Portuguesa no Mercado da Ribeira
SERVIÇO
Endereços da loja A Vida Portuguesa:
– Largo do Intendente Pina Manique, 23 | Metrô: Intendente. É a maior loja da rede no país.
– Rua Anchieta, 11 – Chiado | Metrô: Baixa-Chiado. Fica perto do café A Brasileira, onde você vai tirar aquela foto clássica ao lado da estátua do escritor Fernando Pessoa.
– Mercado da Ribeira, loja 45 – Cais do Sodré | Metrô: Cais do Sodré. É um quiosque pequeno, mas fácil de achar.
Dica: existe também uma unidade na cidade do Porto (Rua Galeria de Paris, 20 – 1º).
Veja os horários de atendimento aqui.
Lisboa bairro a bairro
Posts relacionados
Europa Barata: Lisboa pela primeira vez
Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro