Atualizado 16/02/2017

Das 597 mil igrejas de Ouro Preto, elegi apenas cinco para visitar. Para visitar meeesmo, com guia e tudo. Não que as outras 592 mil não valessem a pena. Foi só uma questão de prioridade e tempo – uma escolha baseada na minha simples curiosidade de turista.

Quando você estiver preparando sua viagem a Ouro Preto e começar a ler sobre a cidade vai receber uma overdose de informação, principalmente quando o tema for igreja ou arte sacra. Chega uma hora em que você pensa que Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição são a mesma pessoa, digo, igreja.

Para que a gente não fique com aquela sensação de que tenho que visitar tudo ou tenho que entender tudo de Aleijadinho o melhor é decidir qual igreja conhecer e contratar um guia oficial no Posto de Informações Turísticas da Praça Tiradentes (31 3559.3269).

Se você gosta de aprender, mas é completamente leigo como eu, a visita guiada é fundamental – principalmente nas Igreja São Francisco de Assis (a obra-prima de Aleijadinho em Ouro Preto) e Nossa Senhora do Pilar (a mais rica em ouro do estado).

Entrar e sair destas igrejas, como quem marca ponto em boteco, é absoluta perda de tempo. Dedique 1h a cada uma delas com um guia e será suficiente para entender os exemplos máximos do barroco brasileiro. O valor da visita guiada varia muito, depende de quantos lugares você quer conhecer acompanhado de um profissional.

Se for só uma igreja fica em torno de R$ 25/30 – por pessoa. Mas se você incluir outras igrejas e/ou atrativos pode negociar os valores e conseguir ótimos descontos. Certo, barato não é. Eu disse apenas que é fundamental.

Aviso: não é possível fotografar as igrejas internamente. Até pedi – por telefone e e-mail – à assessoria de comunicação da prefeitura da cidade que me enviasse algumas fotos internas para ilustrar nosso trabalho, mas estou esperando até hoje.

As fachadas têm todo seu valor, mas a visão do interior dessas construções e sua história é que fazem toda a diferença. Nos posts abaixo, um ficheiro rápido com o melhor para se ver – e sentir – nesses locais.

Quais igrejas visitar em Ouro Preto?

Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos

Matriz Nossa Senhora da Conceição

Foto: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.