Publicado 09/03/2016
–
Atualizado 05/02/2017
A capital da Catalunha talvez seja a cidade espanhola com mais atrativos por metro quadrado. Vibrante, colorida e com bairros demarcados com uma identidade muito própria,
Barcelona circula com harmonia do medieval ao modernismo, das callejuelas às avenidas contemporâneas.
Antonio Gaudí, o arquiteto que revolucionou a arquitetura da cidade, dá o tom. O povo catalão ensina a melodia. Mas é você quem organiza o ritmo. Elaborei um roteiro de quatro dias bairro a bairro. Mas como o post virou quase um livro resolvi dividi-lo em quatro artigos recheados de informações, fotos e mapas.
Nesse esquema você escolhe uma região da cidade para passear (uma manhã, uma tarde ou o dia inteiro) e desenvolve o passeio a seu bel-prazer. Com quatro dias em
Barcelona você consegue ver o básico e ainda assim precisa se organizar muito para não deixar nada importante para trás ou transformar sua viagem numa frenética maratona.
A ordem dos dias pode ser invertida. Aqui, eu começo pelo Bairro Gótico e entro no La Ribera e El Born. Mas você pode dar o pontapé no seu roteiro estreando no modernista Eixample, por exemplo. Fica a seu critério.
1º DIA – MANHÃ | BAIRRO GÓTICO
O Bairro Gótico é considerado o conjunto medieval de
Barcelona. Está dentro da Ciutat Vella (Cidade Velha), o núcleo histórico da cidade. A região foi fundada pelos romanos e acumula dois mil anos de uma narrativa espetacular.