Atualizado 04/07/2020

O prato de nome pomposo nada mais é do que uma batata laminada assada que pode receber vários tipos de recheios e coberturas.

Na Suécia, a Batata Hasselback costuma levar apenas manteiga e sal. Mas brasileiro cêis conhecem, né! Para quem coloca catupiry na borda da pizza e purê no cachorro quente, não custa nada acrescentar uns temperinhos a mais numa batatinha assada. 🙂

Depois de prontas, as batatas ficam com um “design” linear superbonito.

As Batatas Hasselback geralmente são servidas como acompanhamento de carnes, frango ou molho de cogumelos. Mas a receita pode ser o prato principal se você der uma incrementada colocando entre os cortes fatias de queijo e/ou bacon, por exemplo.

COMO PREPARAR BATATAS HASSELBACK

Rendimento: 6 porções
Preparo: 1 hora
Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

  • 6 batatas médias
  • 2 colheres (sopa) manteiga
  • ramos de alecrim (pode usar outras ervas como manjericão, tomilho ou até cheiro verde)
  • 1 colher (café) de páprica defumada
  • azeite para untar a forma
  • sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

1. Lave bem as batatas e leve-as para cozinhar por 10 minutos em uma panela com água e sal.

2. Retire do fogo, escorra a água quente e dê um choque térmico com água gelada. Isso ajuda a deixar a casquinha mais crocante.

3. Atenção aqui: coloque cada batata sobre uma colher de pau para fazer os cortes de meio centímetro (deixando dois cm nas laterais). O formato da colher de pau impede que a batata seja cortada até o fim, a base deve ficar inteira. Você também pode usar hashis (palitos de comida japonesa) para apoiar.

4. Regue uma assadeira com azeite e disponha as batatas com os cortes virados para cima.

.
.
.