Publicado 08/03/2010 –
Atualizado 22/08/2010
Blogs de viagem são conversas ao pé do ouvido, sem censura prévia. É o trabalho público de gente comum como você e eu, geralmente livre de pressões políticas ou comerciais. É a necessidade de compartilhar histórias, vivências e impressões. Os blogueiros escrevem partindo de uma análise doméstica. Retratam o cenário de acordo com uma visão própria, seja ela crítica, apaixonada, indignada, complacente ou descomprometida.
Ao contrário dos meios de comunicação tradicionais – em que os produtores de conteúdo são jornalistas, articulistas, escritores, filósofos ou cronistas – a blogosfera é alimentada por qualquer um que seja alfabetizado e que tenha acesso a um computador conectado à internet. Pode ser um profissional liberal, um artesão ou uma dona de casa.
Com o aparecimento da fotografia digital os blogs se transformaram em campo fértil para o antigo diário de bordo, aqueles caderninhos nos quais eram anotados todos os detalhes do passeio e que se transformavam, com o passar dos anos, em verdadeiros alfarrábios. Mais do que isso: os sites pessoais de viagem colocam a nosso alcance informações – que vão desde dicas de utilidade pública a devaneios mochilísticos.
Não conheço nenhuma estatística a respeito, mas tenho a impressão de que – com o advento da web 2.0 (e com a ajudinha de uma ou outra companhia aérea de baixo custo, é verdade) – as pessoas passaram a viajar mais. Acompanhar os périplos de um desconhecido pela internet não só incentiva novos passeios como faz brotar dentro de nós a vontade de – inerente a qualquer um – agarrar o mundo. Se isso puder ser feito sem que a gente tenha que vender o carro na volta das férias para pagar a conta do cartão de crédito, melhor ainda.
Conheça alguns blogs que ensinam você a viajar mais, economizando ou gastando pouco:
Nova York para mãos de vaca
Tudo, tudinho o que você quiser saber para não acabar com seu salário do mês no segundo dia batendo perna em Manhattan. O site é feito por Henry Bugalho e Denise Nappi, dois brasileiros que há muitos anos vivem por lá.
Viajar mais barato
Tem seções específicas que levam você ao melhor dos voos baratos, hotéis econômicos e cruzeiros acessíveis em diversos lugares. Divulga também dicas de campismo e dá ideias que ajudam a poupar durante as viagens.
Viajando bem e barato pela Europa
É um blog cheio de dicas de como viajar com menos, sem desprezar o conforto e a segurança. O objetivo é compartilhar com os viajantes muquiranas experiências pessoais na Europa e dar dicas práticas para facilitar o planejamento do roteiro.
Viajar bem e barato
Escrito pela jornalista Rachel Verano, ex-editora da revista Viagem e Turismo, o blog revela desde onde ficar em Estocolmo sem ir falência até o que fazer em Fernando de Noronha com melhor custo-benefício.
Matraqueando
Blog da jornalista Sílvia Oliveira, essa que vos fala. Criou um guia Europa a 50 euros por dia e dá sugestões de como economizar nas viagens – inclusive nas nacionais – sem perder a dignidade. Já percorreu o Brasil, passou uma temporada em Nova York, morou dois meses em Lisboa e viveu nas Ilhas Canárias e Sevilha por conta do mestrado (em turismo!) e doutorado. Mas não entende nada do assunto e vive se metendo em roubada. Seu lema é: aquela que vai antes para você não se estrepar depois.
Texto originalmente publicado na minha coluna “Viagens Econômicas e Inteligentes”, que sai toda semana no portal Descubra Brasil .