Atualizado 03/02/2019



Outro dia eu estava fazendo a seguinte análise: normalmente não tenho fome quando acordo. Acabo comendo alguma porcaria na padaria perto do trabalho só lá pelas 10h. Por outro lado, se estou viajando, adoro aproveitar o café da manhã dos hotéis. Já levanto lambendo os beiços, imaginando as guloseimas e fartura do tradicional desjejum brasileiro.



Por que isso acontece? Acredito que nos – bons – hotéis você acaba encontrando um buffet todo arrumadinho e enfeitado com variedade de pães e frutas coloridas, o que deixa o visual mais agradável. É o nosso momento-patrão. O que a gente esquece é que, com um pouco de criatividade, é possível montar um delicioso e atrativo café da manhã em casa, sem gastar muito e, principalmente, sem perder tempo.



A ideia é reunir aquilo que você comeria no seu dia a dia. Pães, frios, manteiga, café, leite ou chá, suco para quem gosta (presente!) e umas frutinhas delicadas, fáceis de comer com a mão. Acho que o segredo final fica por conta da apresentação. Aproveitei meus recipientes de finger food e montei uma espécie de bandeja com algumas coisas que tinha na geladeira mesmo. Tanto que neste dia eu coloquei o queijo gorgonzola (porque ainda tinha um restinho), mas eu prefiro mesmo um queijo mais suave pela manhã, como o de Minas.



Dependendo do que você e sua família apreciam no café da manhã dá para incluir iogurte, cereal e mel. Aproveitei e fiz uma firula com minha minifrigideira de porcelana, acomodando nela uma delicada porção de ovos mexidos. Você também pode preparar finger-sanduíches como estes do nosso Chá da Tarde Econômico!



Mas o detalhe que eu mais amei foi a manteiga cortada em forma de estrela. Vi a ideia na revista Casa & Comida deste mês (Ed. Globo, Jan/2012). Você coloca a barra de manteiga na geladeira para ficar bem durinha. Corte fatias de um centímetro e depois faça arte com estes furadores de fazer biscoito. Tem formato de lua, coração, flor. A criatividade é sua! Se seu dia a dia é muito corrido, tente preparar seu café da manhã gourmet numa manhã de domingo! Quem não fica mais leve e feliz ao começar o dia com este mimo?

Fotos: Sílvia Oliveira