[Post atualizado em dezembro de 2015]

Uma representação dramática. Ao chegar ao Museu Mundo a Vapor, a perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895. Uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse. Atravessou a parede e ficou pendurada a 12 metros de altura.

A rota Gramado-Canela traz os inusitados museus temáticos. São pequenos, bem organizados e tratam de temas distintos e não muito frequentes em outros lugares do mundo. Boa parte de O Mundo a Vapor – ao contrário da cópia fiel exposta na entrada – é um universo em miniatura.

+ E-book | O Barato de Gramado e Canela –> baixe o seu agora mesmo!

Todos os equipamentos foram construídos em Canela pela Família Urbani e levam o visitante ao passado recente. (Aliás, adoro rever algo antigo que remete a minha história, como telefone de discar ou máquina de costura Singer – com base de madeira e pedal. Acredite, hoje são peças de museu!)

Dentro do parque você acompanha de perto o processo de fundição e laminação de aço, participa da fabricação de telhas e tijolos – que cabem na palma da mão – e conhece a menor fábrica de papel do mundo.

Em seis minutos você acompanha todo o ciclo de produção do papel e ainda leva um pedacinho como souvenir. Os equipamentos são réplicas perfeitas dos originais. Tudo representando o mundo que já foi movido a vapor.

O passeio dura mais ou menos uma hora e é todo guiado. Em frente aos maquinários sempre…