Publicado 09/10/2009
–
Atualizado 10/12/2013
[Post atualizado em Dezembro/2013] Se você gosta de organizar sua viagem sozinho, aprecia desbravar possibilidades, contempla encontrar bons preços, tem prazer com o planejamento e valoriza as dicas de blogueiros e sites especializados vai ser uma brincadeira bem divertida. Com um clique do mouse você chegará ao destino bem antes de pôr os pés lá. A Internet oferece — além da compra de passagens aéreas e reservas em hotéis — um intercâmbio de informações jamais visto ou imaginado sem essa ferramenta de comunicação. Para ter êxito na sua empreitada siga alguns passos.
1º passo | ESTUDE SEU DESTINO
Muita gente decide aonde vai e em seguida compra a passagem aérea, só porque viu a propaganda de um bilhete promocional. Calma. Primeiro investigue um pouco sobre seu destino. Entre nos fóruns, blogs e sites especializados para conhecer o modus operandi do lugar. Quem já foi e escreveu sobre o lugar quase sempre tem boas dicas de companhias aéreas, hotéis ou vôos locais. Ao comparar opções você pode tomar a melhor decisão.
Confira estes sites:
Viaje na Viagem – Blog do turista profissional Ricardo Freire. Completíssimo, abrange quase todos os destinos do mundo com dicas práticas e guias das capitais brasileiras.
Blogs da ABBV — A ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagens) reúne mais de 100 blogueiros que atualizam as dicas diariamente aqui. Favorite já!
Mochileiros – Um dos maiores fóruns do Brasil sobre viagens econômicas.
Virtual Tourist – Comunidade de viajantes com lindas fotos e relatos.
Matraqueando – Blog da jornalista Sílvia Oliveira. Mestre em Turismo e doutoranda em Psicologia da Comunicação. Ela não entende muito do assunto e vive se metendo em roubadas. Mas adora por o pé na estrada ou na escadinha do avião. Seu lema: aquela que vai antes para…
2º passo: PESQUISE SOBRE HOSPEDAGEM
Há diversos sites disponíveis para reservar hotéis, albergues, apartamentos ou bed & breakfast. Alguns vão cobrar só a primeira diária, outros apenas 10% do valor da reserva ou, às vezes, nem isso. O passo a passo deles é bem detalhadinho, embora alguns só estejam disponíveis em inglês. Mas já existem ótimas opções em patropi. Dica: depois de cotar com os sites especializados faça uma pesquisa individual diretamente com o hotel escolhido para efeito de comparação. Veja:
Trip Advisor – Completíssimo site com avaliações de mais de 200 mil hotéis feitas por viajantes.
Hostel World – Para albergues e hotéis econômicos. Traz nota e depoimento dos hóspedes. Apresenta descrição detalhada das hospedagens.
Vou de Mochila – Tem uma ferramenta parecida com a do Hostel Word.
Venere – Dá boas respostas para hotéis simples na Europa. O que facilita são uns mapinhas que localizam o hotel desejado na cidade de destino. Não debita nada na reserva.
Booking – São mais de 100 mil hotéis no mundo inteiro com quase 4,5 milhões de resenhas feitas por quem de fato se hospedou neles.Tem versão em 23 línguas, inclusive a nossa. Não debita nada na reserva.
Hotéis.com – É a versão em português do Hotels.com. Tem atendimento telefônico 0800 para brasileiros (isso não tem preço!) e um banner específico para as ofertas de última hora.
Eurocheapo – Especializado em hotéis baratos na Europa, incluindo diversas hospedagens Bed & Breakfast….
ALUGUEL DE APARTAMENTOS NO EXTERIOR
Ao ficar mais do que cinco dias no destino pode valer muito a pena experimentar o aluguel de um apartamento. Há muita opção em cada um dos sites abaixo. Faça incansáveis buscas e você encontrará algo que seu bolso e disposição possam pagar.
Amsterdã – Stay Amsterdam
Berlim – Berlin Apartaments
3º passo: COMPARE VALORES DE PASSAGENS AÉREAS
Você pode ligar para seu agente de viagens e ele fará isso pelo cliente. Mas as opções e as ofertas são tantas que é bem capaz que nem ele encontre o que você pode achar pululando de site em site.
Melhores Destinos – Maior blog do Brasil para promoção de passagens áreas. Siga o twitter deles @passagensaereas e receba as promoções em primeira mão!
Submarino Viagens – É uma das maiores maiores agências de viagens on-line. Apresentam diariamente diversas promoções e, em algumas oportunidades, facilitam a forma de pagamento em até 18 vezes.
SkyScanner – Faz uma busca e reúne as principais aéreas low cost. Fornece todas as rotas possíveis — ordenadas pelos melhores preços com links para as companhias.
Kayak – Pesquise aqui também para verificar se há companhias tradicionais operando o mesmo trajeto com tarifas promocionais.
4º passo: CONSULTE OPERADORAS DE VIAGEM
Depois de ter em mãos o preço da passagem aérea e dos hotéis separadamente, não custa nada fazer uma cotação nas principais operadoras brasileiras. Muitas vendem pacote (oi, falei pacote – não excursão) que incluem avião e hospedagem por preços imbatíveis. Algumas delas:
Abreutur, Accor Tour, CVC, Lusanova, New Age, Queensberry, Bon Voyage, Expressway, Flot, Nascimento, RCA Tours
5º passo: FAÇA AS MALAS E BOA VIAGEM!
Dica da Matraca: planejar com bastante antecedência é tudo numa viagem bem sucedida. Entende-se por antecedência um mínimo de três meses antes do embarque.
Foto: Sílvia Oliveira