Tenho um ritual na véspera das minhas viagens: preparar minha pastinha de documentos referentes às reservas e às informações do passeio. Vai do voucher do hotel ao bilhete do voo, ambos impressos. Os ambientalistas (escutem as vaias!) ficarão horrorizados com tamanho desperdício de papel.

Mas eu ainda não consigo confiar 100% na tecnologia. Sim, está tudo lá no meu e-mail devidamente registrado. Aliás, hoje em dia já dá até para mostrar o bilhete eletrônico pela tela do celular. Mas vai que… a bateria acaba, não tenho conexão wi-fi, o iPad some… enfim!

Costumo inclusive ligar no hotel para confirmar se eles “enxergam” minha reserva e se está tudo certinho para a minha chegada. O check-in do voo, sempre que possível, também faço pela web e já imprimo o cartão de embarque. O detalhe é que quando se viaja com criança não dá para fazer o check-in antecipado, só no totem de auto-atendimento ou direto no balcão.

Por conta disso, não fiz o web check-in antes e, MARQUEI TOUCA, também não confirmei os horários dos vôos Curitiba – Aracaju. Sim, queridos, horários de voos mudam sem que a companhia aérea venha avisar você!

É comum até que a gente lembre de fazer este tipo de confirmação em viagens internacionais, mas nem todo mundo está atento que alterações também podem ocorrer – e vêm ocorrendo com frequência – nas rotas domésticas. Eu sempre dou uma olhadinha até porque costumo emitir os bilhetes com muita antecedência.

Pois bem , o inesperado – mas não improvável – aconteceu. Cheguei ao aeroporto, ontem, às 8h para pegar o vôo das 8h58… mas a malha aérea havia sido mudada e a rota, antecipada para às 7h43. Perdemos o avião. A GOL jura que me enviou um e-mail avisando e eu, claro, tenho certeza de que não recebi nada.

Resultado prático: deram um tíquete de alimentação no valor de R$ 18 para cada e fomos reacomodados num voo mais tarde. Chegamos a Aracaju no começo da noite enquanto que a previsão inicial (com o voo anterior) era chegar bem mais cedo.

Lições:

1. Um dia antes de viajar entre no site da companhia e, caso não possa ou não consiga fazer o check-in antecipado, pelo menos consulte seu voo para ver se houve alguma alteração. Em último caso, ligue na Central de Atendimento.

2. Taí a prova de que os dias de chegada e partida não devem ser incluídos nunca no seu roteiro de viagem. Eles são uma espécie de café-com-leite, simplesmente não devem ser considerados. Para quem pensava em dar uma volta na orla da praia ao chegar à capital sergipana só restou jantar e ir dormir.

Fotos: Sílvia Oliveira