Publicado 16/07/2009
–
Atualizado 07/12/2009

Não existe milagre, pegadinha nem letrinha pequena no rodapé da página. Vai ter que evitar táxi, optar por hospedagens franciscanas, comer o menu do dia, ir ao supermercado, não comprar bugiganga e, preferencialmente, viajar na baixa temporada.
.
Entenda nossos 50 euros por dia: neles estão incluídos gastos em hotéis econômicos, albergues da juventude, pousadas ou pensões, mais as refeições em restaurantes populares, desfrutando do cardápio turístico. De lambuja, você leva dezenas de atrações turísticas que não vão custar nenhum centavinho a mais. Mesmo assim – aviso – você deve ir à falência de qualquer jeito.
.
Sem truques. Matemática é uma ciência exata. Viajar custa caro. Pedir a concordata depois de um passeio dessa natureza deve ser encarado como condição sine qua non. Nada muito rigoroso se você pensar que estamos falando de uma viagem à Europa, destino que povoa seus sonhos e devaneios há muito tempo.
.
Se esse não é o seu perfil de viajante, não desista. Apesar da nossa veia mão-de-vaca-muquirana teremos alguns momentos de extravagância. Você pode aproveitar todas as dicas para economizar e, por exemplo, fazer um up grade no hotel, caso a cama onde vai desmaiar no fim do dia seja tão importante quanto o seu roteiro.
.
Todas as dicas de hospedagem e alimentação foram avaliadas sob os olhos da autora – euzinha. O seu grau de exigência para conforto e baixa gastronomia pode ser inversamente proporcional ao meu. O que quer dizer: não espere pratos meticulosamente enfeitados por 10 euros nem lençol de fio egípcio nos albergues e pensões que cobram pouco mais do que isso por pessoa.
.
A exigência mínima para um restaurante deve ser comida saborosa e ambiente decente. Já para dormir quero uma cama confortável com lençóis limpos. Se ainda por cima forem brancos, tiramos a sorte grande.
.
.
Os nossos muquiranas 50 euros equivalem, hoje, a 70 dólares por um dia no velho continente. Aproveite a ideia: viajar aproveitando o máximo, gastando pouco e trazendo muito na volta. Nem que sejam algumas fotos e boas histórias para contar.
.
Acompanhe nosso roteiro. Vamos passar pela Europa essencial: ALEMANHA, ESPANHA, FRANÇA, GRÉCIA, HOLANDA, INGLATERRA, ITÁLIA E PORTUGAL. Com dignidade e mala de rodinhas.
.
Foto: Canais de Veneza. (Raul Mattar)
.
Posts relacionados:
.
.
.
.
.
.
.
.