Publicado 12/06/2012 –
Atualizado 02/08/2019
A série Europa Barata do Matraqueando pretende matar duas questões com uma só postada: orientar quem vai pela primeira vez à Europa, mas tem o orçamento restrito. Não ambiciono esgotar todos os aspectos da cidade, muito menos elaborar listas do que é ou não é obrigatório fazer nas principais capitais que aparecerão aqui. A proposta é oferecer alternativas que gerem satisfação através da economia inteligente.
MADRI PELA PRIMEIRA VEZ
A capital da Espanha é moderna e progressista. Mas nunca perdeu as tradições nem o aspecto aristocrático. Madri se consagra como uma das cidades europeias mais boêmias e notívagas. Tem padaria que abre às 9h da manhã e restaurante que começa a colocar as mesinhas na calçada para o almoço depois do meio-dia.
Na sua estréia em Madri você não vai escapar da Gran Vía, avenida emblemática que acabou de completar 100 anos! Já a siesta é o maior patrimônio zen-erudito-cultural da Espanha. É uma espécie de meditação ibérica que ocorre sempre depois do almoço e vai até umas quatro da tarde. Ainda que a siesta não seja tão notada nas cidades maiores, algumas lojas e escritórios da capital fecham as portas das 14h às 17h.