Publicado 06/08/2019
–
Atualizado 30/07/2020
Numa tarde de sábado as amigas de infância da minha filha de 11 anos (sim, elas se conheceram aos seis meses no berçário) foram brincar lá em casa. (Saudades da vida pré-quarentena!)
Para sobremesa do lanchinho montei uma Tábua de Fondue de Chocolate com direito a todas as guloseimas que as crianças gostam: marshmallow, tubetes, waffles, granulados e as tradicionais frutinhas!
Gente, foi um sucesso tão grande por aqui que cêis nem imaginam a alegria e diversão que foram para elas!
Sem contar que devoraram as frutas com o chocolate, porque a brincadeira preferida era passar nos granulados ou no amendoim. 😀
Além das frutas (acompanhamento corriqueiro do fondue de chocolate) acrescentei algumas guloseimas na montagem.
RECEITA FONDUE DE CHOCOLATE
Rendimento: serve 5 pessoas
Preparo: 45 minutos (incluindo o tempo de montagem da tábua)
Dificuldade: fácil
INGREDIENTES
- 400 g de chocolate em barra (3 tabletes amargo e 1 meio amargo ou ao leite, vai do gosto)
- 1 caixinha de creme de leite
- 3 bananas picadas em rodela
- 2 mexericas (ponkan)
- 2 xícaras de uva sem caroço
- 3 xícaras de morango (se for pequeno sirva-o inteiro, se for grande corte-o ao meio)
- 2 caixinhas de tubetes
- 1 pacote pequeno de marshmallow colorido
- ½ pacote de biscoito waffle (qualquer sabor) cortado em quadradinhos
- Granulados e amendoim picado
- Opcionais que eu não acrescentei: damasco, kiwi e carambola
MODO DE PREPARO
1. Pique as barras de chocolate num recipiente refratário. Atenção: na foto aparecem dois tabletes, mas são 4 barras de chocolate (em torno de 400g) para 5 pessoas. Leve ao micro-ondas e vá mexendo a cada 30 segundos. Geralmente, três minutos ao todo (pausando e mexendo de 30 em 30 segundos, reforço) já deixa o chocolate bem mole ou derretido.
2. Acrescente ao chocolate o creme de leite (em temperatura ambiente) e mexa bem. Se ainda existirem grumos do chocolate, leve a mistura mais um pouco ao micro-ondas até ficar um creme bem lisinho.
3. Outra forma de fazer é levar o creme de leite ao fogo, quando levantar fervura você acrescenta o chocolate picado. Diminua o fogo e vá mexendo até o chocolate derreter e incorporar ao creme de leite totalmente. Neste caso, você pode usar a panela própria para fondue.
5. Caso tenha feito no refratário, transfira o creme de chocolate para o recipiente do fondue. Eu usei um jogo de peças individuais que ganhei do meu pai há muitos anos. Assim, cada amiguinha tinha o seu próprio potinho de chocolate para mergulhar os acompanhamentos.
COMO MONTAR OS ACOMPANHAMENTOS DO FONDUE
A forma mais simples e tradicional é colocar cada acompanhamento em potinhos separados ao redor do recipiente de fondue.
O que eu fiz, na verdade, foi colocar as frutas e as guloseimas numa tábua de madeira redonda (30 cm de raio), imitando uma tábua de frios!
(Parêntese: nesta tábua acima, feita em outra oportunidade, no lugar da uva eu usei mexerica do tipo ponkan.)
Coloque primeiro os produtos secos (marshmallow, tubetes e waffles). Em seguida, já bem na hora de servir, coloque os morangos, as uvas e a banana (corte na hora para não escurecer).
Atenção: o cuidado que você tem que ter aqui é não deixar as frutas (que são úmidas) muitos coladas nos acompanhamentos secos, porque eles amolecem.
Mas se você montar bem na hora de servir, nem dá tempo de nada, porque a molecada (e se fosse adulto seria igual) devora tudo rapidinho.
Dica da Matraca | À parte, separei três petisqueiras onde coloquei granulados e amendoim moído. A ideia é mergulhar o acompanhamento no chocolate e passar nos granulados. As crianças adoraram (e fizeram a maior bagunça, claro!)
Ah, para não perder a fruta dentro da panelinha de fondue o indicado é não afundar o acompanhamento completamente no chocolate, mas só uma parte dele — até a metade, por exemplo!
COMO PREPARAR E SERVIR SE EU NÃO TENHO APARELHO DE FONDUE?
É simples. Você pode colocar o chocolate quente em qualquer recipiente e servi-lo. Se começar a endurecer ou ficar mais denso, é só levar por 30 segundos ao micro-ondas (ou deixar um minutinho em banho-maria) que ele volta à textura ideal.
Para espetar as frutinhas e outros acompanhamentos você pode usar um garfinho de sobremesa mesmo. Ou ainda usar palitinhos de churrasco (que podem até ser customizados, colocando uma bandeirinha, lacinho ou miçangas — veja aqui um passo a passo — no lado sem ponta). 😉