
Um lugar onde o cheiro e o sabor conduzem o passeio – sempre lúdico e cheio de história. Quase em frente ao nosso hotel estava O Reino do Chocolate, uma espécie de museu da empresa Caracol. Virou meu bat-lugar.
Na entrada, um enorme coelho dá as boas-vindas. Eles garantem que é o maior coelho de chocolate do mundo. Pesa 1.640 kg, tem 1,10 m de diâmetro e 2,95 m de altura. Está citado no Guiness Book. Um pouco mais adiante você passa por uma pequena fábrica, onde é possível ver a produção em andamento.
Em seguida, um show com efeitos de som, luz e cenografia contam a história do chocolate desde o descobrimento pelo povo Asteca até chegar aos dias atuais. Painéis contam curiosidades como uma tal de Rainha Gulosa (Ana da Áustria) – talvez a primeira chocólatra de que se tem notícia.
No fim do tour você chega à cafeteria. O lugar – meu cantinho preferido ali – tem uma linda vista para o Vale do Quilombo. As poltronas são em forma de xícara e as mesas lembram os tabletes. A casa oferece também lan house e uma lojinha, chamada Sala dos Tesouros, com uma variedade enorme de produtos que – dizem – está a preço de fábrica.
Na entrada você ganha um cartão de consumo para debitar suas compras. Sugiro o passeio, mas os chocolates Caracol são os mais caros de Gramado, na minha opinião.
É certo que tem garantia de procedência e visualmente são muito bem cuidados. As embalagens são originais e valem como um presentão. A empresa produz a própria matéria prima e não adiciona gordura hidrogenada ao produto.
Mas há outras casas temáticas como a Florybal, a Luguito(da empresa Lugano) e a Planalto. Esta última com preços bem mais convidativos. Mas não tem mesinha em forma de tablete nem vista para o vale. 🙂
SERVIÇO
O REINO DO CHOCOLATE
Local: Av. das Hortênsias, nº 5382
Tel.: 54 3286.3588
Horário: Segunda a sexta e domingo, das 9h às 19h. Sábado e feriados, das 9h às 20h.
Ingresso: R$ 5,00 convertidos em chocolate
Dica: no centro de informação turística – na esquina da Av. Borges de Medeiros com Av. das Hortênsias – há um bônus d’O Reino do Chocolate que dá direito ao passe livre para duas pessoas.
Posts relacionados
_____________________
Fotos: Sílvia Oliveira
