– 

Atualizado 01/12/2010

Na semana passada dei uma entrevista ao portal Planeta Sercomtel – um guia de cultura, entretenimento e lazer de Londrina – no Paraná. Conversando com a jornalista Bianca Barille da Máxima Comunicação, empresa responsável pelo conteúdo do site, acabei fazendo um tratado (coitado de quem teve que editar o material!) sobre dicas de viagem.

Fui me baseando em tudo o que a gente já disse e repetiu aqui. Por uma questão de espaço jornalístico do portal apenas um resumão do conteúdo foi ao ar. Mas reproduzo abaixo a entrevista na íntegra para que você possa aprender um pouco mais com a gente e, principalmente, dar seus pitacos para que todos os matracos possam viajar cada vez mais e melhor!

1. Como planejar uma viagem?

O planejamento da viagem deve ser feito com, no mínimo, três meses de antecedência. Ao decidir colocar o pé na estrada o turista deve imediatamente escolher o destino, reservar a hospedagem, escolher o transporte – avião, trem, ônibus ou carro – e, principalmente, estudar muito o local a ser visitado.

2. Por onde começar a definir o roteiro?

O estudo necessário para montar um roteiro sozinho como a escolha do destino adequado, de acordo com seu tempo disponível, conforme sua renda e moldada aos seus gostos e preferências talvez seja o momento mais difícil do processo. É fundamental responder às perguntas: o que eu espero dessa viagem? Descanso? Lazer e cultura? Gastronomia? Balada? Prefiro praia e montanha?

3. Como definir a melhor época para viajar?

Viajar fora do período de férias – tanto daqui como do exterior. Na baixa temporada o turista tem alto poder de barganha nos hotéis e possibilidade de ganhar up grade nas companhias aéreas. Além do que, vai enfrentar menos filas nos principais pontos turísticos, economizando tempo – o bem mais precioso numa viagem.