Atualizado 29/01/2016






O Chef Junior Durski, do restaurante Durski de Curitiba: eleito o melhor restaurateur do ano. (Foto: Raul Mattar)



Há dois anos o restaurante Durski, no centro histórico de Curitiba, mudou o cardápio.



Antes servia somente pratos ucranianos e poloneses que, aliás, continuam fazendo sucesso por lá. O estabelecimento já tinha duas estrelas no Guia Quatro Rodas, a bíblia do turismo brasileiro. Mesmo assim, o dono-chef-cozinheiro Junior Durski não queria só show. O objetivo era aumentar a plateia. “Muita gente deixava de ir ao restaurante por considerá-lo temático”, afirmou em entrevista ao Guia Quatro Rodas 2010 – que já está nas bancas.


Numa manobra arriscada ele acabou apostando nas cozinhas francesa e italiana. Viu a clientela dobrar e foi eleito o Restaurateur do Ano. Autodidata, Junior Durski tem outro restaurante na cidade, o Madero – especializado em carnes e hambúrgueres – que já ganhou filiais em Curitiba, São José dos Pinhais e Balneário Camboriú.

Lombo alto de bacalhau: um dos pratos principais servidos no Durski.
(Foto: Raul Mattar)




Do menu eslavo experimente as top-receitas como platzki (panquecas de batata frita), varênike (pastel recheado com batata, ricota e cebola) ou a famosa borcht (sopa de beterraba com costelinhas de porco defumada). Da fase atual, prove o carret de cordeiro (grelhado à lenha de Bracatinga, servido com tabule e molho de hortelã) ou o lombo alto de bacalhau (
gadus morhua grelhado, servido com batatas, azeitonas, tomate confit e cebolas vitrificadas). Prepare, além do estômago, o bolso: gasta-se, em média, R$ 100,00 por pessoa. Sem bebidas.


Guia Quatro Rodas 2010: nas bancas por R$ 39,90.

O que fazer em Curitiba