“`html
Publicado 13/01/2013
–
Atualizado 15/01/2019
[Post atualizado em janeiro de 2019] Não é sempre que você pode conhecer um grande deserto banhado pelo mar no período da seca ou uma das paisagens mais insólitas com extensas formações de dunas e lagoas de água doce após as chuvas. É uma formação geológica rara e única no Brasil, como se fosse uma obra de arte itinerante que muda todo o ano ao bel-prazer dos ventos.
Mas ao chegar a São Luís o que mais vi foram agências de turismo oferecendo passeios de dois dias (fim de semana) e até bate e volta (indo e retornando no mesmo dia, imagina!) aos Lençóis Maranhenses.
No meu entendimento para fazer o básico que a região oferece você deve reservar, pelo menos, três dias inteiros por aqui. Primeiro porque não é uma viagem exatamente econômica (principalmente para quem viaja do sul como eu), daquelas que a gente pode fazer todo ano e a qualquer hora. Portanto, já que foi até lá, aproveite!
Os passeios mais conhecidos se concentram em Barreirinhas, porta de entrada para os lençóis com mais infraestrutura (tem agência bancária, pousadas, restaurantes, farmácias, mercados e lan house). A sede do parque nacional está a dois quilômetros da cidade. O parque não cobra entrada e a taxa de turismo está incluída no valor dos passeios.
“`