O barreado, prato típico morretense, fica para a próxima. A chegada à cidade histórica estava prevista para às 11h30 da manhã. Por causa do atraso do trem, desembarcamos quase duas horas depois, mortos de fome. Eu queria conhecer o restaurante mais novo da cidade, o
Empório do Largo
. Fica no centro velho, à beira do Rio Nhudiaquara, em um casarão que abrigou João de Almeida, fundador da cidade.

Pensamos em comer algo rápido e simples (o barreado é simples, mas a degustação leva tempo!), afinal ainda teríamos que percorrer a cidade e depois visitar o mercadão de Antonina.
Lembrando que estávamos a pé e com um carrinho de bebê para empurrar pelos paralelepípedos intrínsecos a qualquer centro histórico que se preze.


Optamos pelo gratinado de siri, que acompanha arroz e salada. Sai R$ 32,00 para duas pessoas.
Aliás, o siri tem sido um dos personagens principais de Antonina e Morretes. Nos manguezais dos arredores catadores de siri fazem a coleta, separam a carne da casquinha e abastecem todo os municípios da região. Sentamos na parte ao ar livre do restaurante, embaixo de uma enorme seringueira que dá vista para as corredeiras do rio.

O Empório do Largo também oferece logo na entrada uma lojinha de artesanato com peças originais, divertidas e caras! O bonequinho aí de cima custa R$ 80,00.
É possível comprar ali a cachaça
Porto Morretes
, a primeira cachaça orgânica de que se tem notícias.
The clima quente e úmido de Morretes proporciona cana-de-açúcar de boa qualidade. Há vários engenhos na cidade.

No caso da marca Porto Morretes, os fabricantes não usam nenhum tipo de adubo químico ou agrotóxico nas plantações. Eu, como lactante consciente (sim, ainda amamento), fiquei só no suco de laranja. Mas você, quando for para lá, poderá dar umas bicadinhas! Só escuto elogios do traguinho.

Posts relacionados

Morretes: cidade histórica do Paraná

Hospedagem em Morretes

Cidades Históricas, Serra do Mar e Estrada da Graciosa: quando ir?

Estrada da Graciosa

Passeio de trem pela Serra do Mar

Antonin: cidade histórica do Paraná

Hospedagem em Antonina

As balas de banana de Antonina

O que fazer em Curitiba

Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.