Atualizado 23/05/2017

Se você me acompanha, já sabe: sou a presidente do fã clube da Sula Miranda, o Matraqueando é especializado em Fórmula Truck e o Raul nunca perdeu um único episódio da série Carga Pesada. (Obrigado, Bino!)

Dada essa história brilhante, não fiquei surpresa com o convite da Ford Brasil para participarmos da coletiva de imprensa que lançou os novos caminhões extrapesados da empresa… no Deserto do Atacama. Sim! A montadora levou mais de 40 jornalistas ao Chile, incluindo blogueiros de vários nichos – como tecnologia, música e viagem.

Como de costume, chamei nosso colaborador máster, Raul Mattar – agora promovido a correspondente internacional – para cobrir o lançamento. (Alguém, por favor, diga “menos” para o rapaz!)

Já tínhamos estado no Atacama há 3 anos, o que resultou em algumas das mais belas reportagens do Matraca News. Neste post, você poderá não apenas conhecer os caminhões, nossa especialidade :mrgreen: – como relembrar todos os passeios que fizemos por lá.

Nosso enviado especial conta como foi!

___________________

Texto, fotos e vídeo | Raul Mattar

Deserto Atacama Coletiva Imprensa Ford

Subi na vida. De redator (in)voluntário da Bagaça News fui alçado a correspondente internacional em apenas dois meses de trabalho… forçado. Ao ser convocado para cobrir a coletiva de imprensa que lançaria os novos caminhões extrapesados da Ford, fiquei meio assim, na dúvida. O meu entendimento sobre caminhões é proporcional ao que sei sobre física quântica.

Deserto Atacama Chile - Valle

Deserto Atacama Chile - Valle de la Luna

Mas a Matraca explicou: trata-se de uma estratégia da Ford. Eles não querem apenas especialistas, mas blogueiros referências em seus respectivos nichos passando suas impressões, tipo momento-marisa… um relato de leitor para leitor. (As mídias sociais têm dessas coisas, razões que a própria razão desconhece!)

Deserto Atacama San pedro de Atacama como chegar

Eu já tinha visitado a região. Há 3 anos, desvendamos Santiago e o Atacama, até hoje uma das séries mais acessadas do Matraqueando (dados da redação). A porta de entrada para o deserto é a cidade de San Pedro de Atacama, um vilarejo com casas de barro e telhados de palha. Apesar de estar localizada no deserto mais árido do mundo, é possível que chova ocasionalmente. Recentemente nevou na cidade e no ano passado uma tempestade causou estragos na região.

Como chegar a San Pedro de Atacama, no Chile

E-book | O Barato de Santiago | Baixe agora mesmo o seu!

Deserto Atacama Caminhoes valles

Deserto Atacama Chile - Salar Flamingos

Todo e qualquer tour que você faça por aqui resultará em um “uau”. As paisagens são lunares, com vulcões ativos ao redor e os passeios, alguns passando dos 4 mil metros de altitude, são incríveis. Mas explorar a região tem suas consequências: pele ressecada, lábios rachados, olhos secos e garganta coçando.

É extremamente quente durante o dia e muito frio à noite. No inverno, as temperaturas podem chegar abaixo de zero facilmente. É necessário estar preparado e levar protetor solar, hidratante labial e colírio.

Manual de sobrevivência: o que levar ao Atacama?

E-book | O Barato de Santiago | Baixe agora mesmo o seu!

Deserto do Atacama Chile

Toda essa introdução para dizer que não é à toa que a Ford escolheu esse destino, entre a Cordilheira dos Andes, para o lançamento dos novos caminhões extrapesados, o Cargo 2042 e o Cargo 2842. É um projeto global da marca desenvolvido em colaboração entre o Brasil e a Europa. A intenção era transmitir a ideia de robustez e resistência proposta pela marca.

Deserto Atacama Chile - Tres Marias

A paisagem extraterrestre do Valle de la Luna

E-book | O Barato de Santiago | Baixe agora mesmo o seu!

Para tornar a experiência mais autêntica, todos os jornalistas e blogueiros que participavam da coletiva de imprensa foram convidados a fazer um teste drive com os novos caminhões. (Obviamente, a maioria não dirigiu, apenas aqueles habilitados para guiá-los – sim, havia alguns! – o resto foi como passageiros.)

Deserto Atacama Caminhoes Ford Comboio

Deserto Atacama Chile - Salar Atacama

Deserto Atacama Chile - Salar

Saímos em comboio em direção ao Salar do Atacama, o segundo maior deserto de sal do mundo. (O primeiro fica em Uyuni, na Bolívia. Nosso amigo blogueiro Tiago dos Reis, do Rotas Capixabas esteve no Salar de Uyuni e conta tudo – com fotos sensacionais – neste post aqui).

Deserto Atacama Caminhoes Ford Comboio Chile

Um dado que me impressionou bastante foi que esse segmento de caminhões é o que mais cresce no mercado brasileiro de veículos pesados. As grandes obras de infraestrutura e o próprio setor agrícola demandam cada vez mais caminhões com esse peso e motorização. Os extrapesados movimentaram a incrível cifra de R$ 10,8 bilhões no ano passado! Bilhões, pessoal!

Deserto Atacama Caminhoes Ford Geral

Deserto Atacama Caminhoes Ford Chile

Conheça o Salar de Tara, o passeio mais completo do Atacama

E-book | O Barato de Santiago | Baixe agora mesmo o seu!

Resumindo, os novos caminhões extrapesados da Ford são para rotas rodoviárias de longa distância com baixo custo operacional (consumo menor de combustível) e manutenção, o que favorece a alta produtividade. A cabine é praticamente completamente automática, por dentro se parece até com o interior de um carro.

Achei o volante pequeno – considerando a estrutura potente do veículo. Não menosprezando meus amigos caminhoneiros, mas há tanta tecnologia que até a Matraca seria capaz de dar a partida. (Ou não. Talvez eu esteja superestimando a moça.) 😀

AtacamacaminhãoDesertodialevouMattarporRaulvolta