– 


Atualizado 19/02/2019




Quando venho para a Costa do Descobrimento divido assim: Porto Seguro pela história, Trancoso pela fama e Arraial D´Ajuda porque simplesmente não existe nada igual. Este povoado, separado de Porto Seguro pelo Rio Buranhén, já foi rota de peregrinação religiosa há 450 anos. Hoje é referência pelas belíssimas praias, como a do Mucugê, e pela deliciosa “Bróduei” – um caminho estreito e colorido de lojas e barzinhos agitados. São dezenas de cabanas e restaurantes de praia super descolados, alternativos e com preços honestos. A psicodélica Arraial é um negocinho desse tamanim, mas abriga mais de 150 pousadas e alguns resorts. Sim, os europeus já descobriram o aconchego dessa alegórica praia brasileira.



O que pouca gente sabe…

O primeiro Santuário Mariano do Brasil está aqui. O Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda – que acabaram virando nomes de povoados e de suas primeiras igrejas. Diversos milagres foram atribuídos à Fonte de Nossa Senhora D’Ajuda – ainda em pé e aberta à visitação. Os relatos de fé passaram a atrair muita gente e assim os jesuítas abriam as portas de casa para abrigar os romeiros. A partir da década de 70 virou refúgio dos hippies que vinham na rota de Arembepe. E depois disso, você sabe: vieram as celebridades e depois nós, os mortais.
SERVIÇO:

Você pode chegar até Arraial D’Ajuda pegando uma balsa em Porto Seguro. A travessia funciona todos os dias das 7h até às 20h, com intervalos de 20 minutos. Depois, o embarque é de uma em uma hora até às 7h. Ao desembarcar em Arraial é necessário pegar um ônibus ou lotação para chegar ao centrinho. São 4 km. De Arraial D’Ajuda para Trancoso existem ônibus e vans particulares que saem a toda hora de vários pontos da cidade. Se preferir alugue um carro ou moto e faça o trajeto por conta. O trecho já foi asfaltado.

Arraial d’Ajuda combina com:

PORTO SEGURO

SALVADOR

PRAIA DO FORTE