Publicado 19/05/2011
Não há casa, mesmo as mais sofisticadas, que resista a um pedaço de fuxico. Esses retalhos de paninhos coloridos deixam qualquer ambiente festivo. Servem para enfeitar um canto da cozinha, dar um aconchego na sala ou fazer vibrar uma bandeja na hora de receber um amigo querido.
Na minha última viagem a Tiradentes queria conhecer a loja da Carmen, especializada em fuxico – essa delicada técnica artesanal que consiste em utilizar pedaço de tecidos para decorar bolsas, colchas, almofadas e tudo o que a criatividade permitir.
Na verdade, a lojinha fica no distrito de Vitoriano Veloso – também chamado de Bichinho, apelido carinhoso do lugar. Está a oito quilômetros (de terra!) de Tiradentes. Para encontrar a Carmen fomos buscando pelas placas na entrada das casinhas-ateliê que se espalham ao longo da estradinha de chão batido.
Mas a loja da Carmen (também conhecida como Fuxico da Carmem) se chama, na realidade, Loja Ponto e Nó… e fica nos fundos. Mas todo mundo sabe onde é. Foi um dos poucos lugares de Bichinho – lugar recheado de artesanato criativo – onde encontrei preços bem bacanas e justos. Ah, aproveite para almoçar por ali. O Tempero da Angela oferece um delicioso buffet de comida mineira por R$ 14 por pessoa!
INFORMAÇÕES
Fuxico da Carmen (Loja Ponto e Nó) | (bordados, almofadas, fuxicos, crochê, colchas de retalhos, etc)
Rua Moisés Pinto de Souza, nº 26 | Bichinho (Vitoriano Veloso, MG)
Fone: (32) 3353.7017
E-mail: pontoenonosfundos@hotmail.com
Fotos: Raul Mattar