Atualizado 24/08/2010





O que mais recebo é e-mail de gente pedindo dicas de roteiros econômicos para o fim de semana. Isso é a nossa cara: pouco tempo e necas de dinheiro. (Quando digo nossa cara, me refiro a nós brasileiros, a nós trabalhadores, a nós gente interessada em conhecer, passear, descansar, sem ter que gastar o 13º de 2007 já no primeiro mês do ano). Para sorte de todos os navegantes e matraqueadores sempre há uma rota pertinho de casa. Já perdi as contas das vezes que desci a Serra da Graciosa, uma estradinha histórica a 37 km de Curitiba.


O caminho era uma antiga trilha utilizada pelos índios para levar pinhão até o planalto e atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do país. Hoje, é uma das rotas mais conhecidas dos turistas que vêm à capital paranaense.





Ao longo do trajeto – que dura mais ou menos 1 hora – existem vários quiosques para descanso, banheiros, churrasqueiras, cascatinhas e algumas lanchonetes. Sabe aquilo tudo que engorda? Tem lá. Pamonha, pastel, caldo de cana, cachaça e – no fim do percurso – desembocando em Morretes, o famigerado Barreado.





Para mim é a viagem perfeita para um fim de semana. Além da Graciosa (que por si só já valeria o passeio), as cidades históricas do Paraná vêm de brinde no pacote: Morretes e Antonina (foto abaixo). No fim da estrada, andando mais alguns quilômetros aparece aquele quarteto infalível para fotos e lembranças deliciosas: casinhas coloridas, comida típica, ruínas históricas, artesanato e gente tranqüila.


Fotos: Matraca´s Image Bank