Publicado 15/04/2011
–
Atualizado 23/11/2011
Toc-Toc. Pé-de-pato, mangalô, três vezes. Uma das coisas mais chatas durante uma viagem internacional é perder os documentos. Não importa se você deixou em algum lugar ou se foi roubado. O fato é que estará sem passaporte para seguir viagem. Primeira coisa: procure imediatamente a delegacia de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência.
Com o documento da polícia na mão, siga para a embaixada ou consulado brasileiro. (Consulte aqui a lista de consulados e embaixadas do Brasil no exterior). Além do boletim de ocorrência, você deve apresentar o original ou cópia autenticada no Brasil de sua carteira de identidade brasileira, prova de quitação com o serviço militar (para homens, entre 18 e 45 anos) e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais.
Lá, eles darão a você uma autorização para voltar ao Brasil. Você não poderá continuar a viagem sem passaporte. Para continuar a viagem é necessária a segunda via do passaporte que pode levar dias para ficar pronta. Portanto, guarde muito bem seus documentos no money port, aquelas pochetes/bolsinhas que são feitas para usar debaixo da roupa e que são encontradas facilmente em lojas que vendem malas.
Foto: Matraca’s Image Bank