Publicado 14/07/2013
–
Atualizado 24/05/2017
Guarde este nome, Pret a Manger. A rede de fast food natureba é o caminho, a verdade e a vida do viajante econômico (ou não) em Londres. As lojas estão bem localizadas (há dezenas delas espalhadas pela cidade), traz um cardápio variado (sanduíches, bolos, saladas, sushis, sopas, frutas, sucos e cafés) e os preços são arrasadoramente convidativos.
A Pret a Manger se gaba por ser uma cadeia na linha das “comidas rápidas” e, mesmo assim, ter um menu feito a mão, sem aditivos ou conservantes. A promessa aqui é de que todos os sanduíches sejam feitos no mesmo dia em que serão vendidos. E os que encalharem são doados no final do expediente a entidades assistenciais que ajudam os homeless (sem-teto).
Muitas das superbaguetes e saladas (os preços variam de £ 1,99 a £ 4,99 cada) oferecem a opção “free range chicken” – numa tradução simplória seria algo como galinhas criadas soltas, sem regime de confinamento. Ou seja, galinha caipira, gente! É para amar muito, mesmo!
Apesar do nome francês (que significa “Pronto para Comer”), a rede é britânica e foi criada em 1986 por dois amigos. Mas hoje em dia até o Mc Donald´s tem participação nas ações da Pret (ninguém é perfeito) o que acabou levando a empresa para Nova York e Hong Kong. (Também há unidades em Paris).
Mas ao contrário de Paris — onde eu estava focada em encontrar lugares baratos e decentes para comer durante os passeios — em Londres eu estava mais preocupada com o roteiro em si, graças a minha eterna dificuldade de entender exatamente como funciona cada bairro da cidade. Portanto, comia onde dava e quando podia. Para minha sorte a Pret a Manger tem o incrível Efeito Gremlin: uma a cada esquina.
Comi aqui várias vezes, experimentei todo os bolos feitos a mão, £ 1,60 cada para levar ou £ 1,90 para comer no local (viciei no Apple Cake), provei a sopa (cremosa!) e quando eu resolvia fazer banquete (sanduíche, salada e sobremesa) nunca gastava mais do que 10 libras. Aliás, sempre gastei bem menos do que isso. Os sucos em lata da marca Pret a Manger, por exemplo, custam apenas £ 0,99.
Um detalhe: se você comprar para levar, tudo sai mais barato ainda. Sentando às mesas, sua conta pode subir algumas libras, dependendo do que você escolher para comer. Eu quase sempre me acomodava, comia com calma e aproveitava o wi-fi gratuito e rapidíssimo que quase todas as lojas da rede oferecem!
SERVIÇO
Local: existem várias unidades pela cidade. Consulte a mais próxima aqui! (Ah, a rede está presente nos aeroportos de Londres e em quase todas as estações de trem.)
Funcionamento: os horários variam de uma para outra, mas geralmente abrem cedo (antes das 8h) e fecham por volta das 22h. Informe-se antes de ir.
Abaixo, relaciono algumas Pret a Manger próximas de lugares turísticos. Clique no link da loja para ver o mapa de localização de cada uma delas, assim como o horário de funcionamento.
– Perto da Oxford Circus | Pret a Manger – Regent Street
– Perto do British Museum | Pret a Manger – New Oxford Street
– Perto do Covent Garden | Pret a Manger – Strand (são duas na mesma quadra)
– Perto do Parlamento Britânico | Pret a Manger – Great Peter Street
– Perto do Palácio de Buckingham | Pret a Manger – Caxton Street
– Perto da Tower Bridge | Pret a Manger – Byward Street
– Perto da Catedral St Paul | Pret a Manger – Cheapside
– Perto do metrô Notting Hill Gate | Pret a Manger – Notting Hill
__________________
Posts relacionados
Portobello Road Market: o lado pitoresco de Notting Hill
Leia também
Europa Barata: Londres pela primeira vez
__________________
Fotos: Sílvia Oliveira