Atualizado 24/01/2015

Pouca gente já ouviu falar de Raposa, uma cidadezinha – na verdade uma pequena vila de pescadores – a 30 quilômetros de São Luís. Quase todo mundo que vem para a capital fica focado no centro histórico, em Alcântara e nos Lençóis Maranhenses, um dos principais atrativos turísticos do estado. Embora quase todas as agências de turismo daqui ofereçam um city tour para o vilarejo, Raposa só entra na rota do viajante depois que ele já ticou todas as outras opções da região.

A Rua Principal do município de Raposa é conhecida como Corredor das Rendeiras. O trecho não chega a um quilômetro. Dá para percorrer o “corredor” a pé tranquilamente, entrar nas casinhas, conversar com as rendeiras e ver a habilidade das mãos ágeis na hora de fazer o bilro. Pano de prato, jogo americano, roupas, toalhinha de bandeja, almofadas, cortinas e tudo o que você puder imaginar de gracioso nasce desses fios coloridos.

No meio do caminho você encontra uma vendinha com aquela água gelada de que você vai precisar depois de torrar debaixo do sol e calor assombrosos que fazem por aqui. Do lado de fora, a oferta de frutas fresquinhas e no meio delas, a mais fotogênica de todas: um minicaju.

Se não bastasse essa belezura a cidade também é porta de entrada das Fronhas Maranhenses, uma miniatura dos Lençóis Maranhenses, daí o nome. São dunas entremeadas pela água da maré…

Como chegar a Raposa:

Leia também

Raposa combina com: