A base da Rota do Café paranaense é o turismo rural, mas a abordagem não é meramente contemplativa. Eu, por exemplo, acordei às sete da matina para dar comida para os macaquinhos, fiz pequenas trilhas, conheci todo o processo produtivo do café (o antigo e o atual) e provei um dos melhores cafés rurais da minha vida com todos os itens – do pão à geléia – feitos artesanalmente.

Até um espetáculo musical – “Coração do Café” – apresentado em Ibiporã (a 15 km de Londrina) foi especialmente produzido para fazer parte do projeto. Sem contar que existem visitas programadas a fazendas produtivas e com grande destaque nacional. Algumas delas, inclusive, fazem parte da Rota do Agronegócio – outro projeto associado à Rota do Café!

E de repente, não mais do que de repente, me aparece no meio do caminho uma… vinícola. Aliás, existem várias credenciadas à rota. Mas não era de café que a gente estava falando? Lá vou eu ter que fazer cara de inteligente para não passar vergonha na frente dos taninos. Nanã. O detalhe surpreendente é que na Vinícola Muller (um dos atrativos credenciados) as uvas foram plantadas em terras de antigos cafezais o que acabou produzindo um vinho exclusivo com terroir de… café!

Abaixo segue um resumão dos principais atrativos turísticos credenciados à rota. Pouco a pouco vamos falar de alguns deles separadamente.

Museu Padre Carlos Weiss


Rota do Café - Museu de Londrina

O museu ocupa o prédio da Antiga Estação Ferroviária de Londrina, a terceira maior cidade do sul do Brasil – considerada antigamente como a Capital Mundial do Café. A construção, com arquitetura singular, é um marco histórico da colonização inglesa do Norte Novo paranaense. O Museu Padre Carlos Weiss é o único atrativo acadêmico credenciado à rota. Pés de café verdadeiros fazem parte do acervo que resgata e preserva o patrimônio sócio-cultural de Londrina e região. Promove visitas guiadas gratuitas.

O Armazém

Como a Rota do Café estimula o turismo de experiência, o projeto contempla lojas e cafeterias gourmets que proporcionam a valorização do produto nacional. O Armazém é uma delas. Localizada no centro de Londrina, a loja é parada obrigatória após a visita ao museu histórico da cidade. Oferece café em grãos para você levar para a casa e ainda um cardápio variado com cafés especiais, bebidas de café, chá, docinhos e diversos acessórios como xícaras e cafeteiras italianas.