Publicado 13/12/2010 –
Atualizado 16/08/2015
Mais do que um produto turístico brasileiro, a Rota do Café é o resgate da memória de um importante período da agricultura nacional. Mesmo baseada na história e suas saudades, a rota inclui atrativos como a Fazenda Palmeira, em Santa Mariana – imensa propriedade com quase mil hectares (o que equivale a quase mil campos de futebol), totalmente produtiva e que ainda investe no grão.
Uma das paradas obrigatórias no manual da Matraca será a Fazenda Palmeira. Você será recebido pelo casal Cornelia e Norbert Gamerschlag, descendentes de suíços e proprietários do lugar. Os dois desenvolveram um roteiro organizado que proporciona ao turista vivenciar todo o processo atual de cultivo, colheita, beneficiamento e estocagem do café. As informações passam ainda pela florada até à maturação do grão.
Algo que talvez você não saiba (eu, que sou da região, não sabia) é que a maioria das lavouras do Norte do Paraná fica próxima ao Trópico de Capricórnio, originando a chamada Cafeicultura Subtropical, o que produziu paisagens bem diferentes das fazendas de café de Minas. Talvez por isso, essa região tenha recebido e acolhido muito bem uma leva de europeus — entre eles alemães e suíços.
A Fazenda Palmeira, diferentemente da Fazenda Monte Bello (atrativo genuinamente histórico) tem aproximadamente 30 famílias morando na propriedade, formando uma colônia moderna na cadeia produtiva do café. As mulheres da comunidade também investem em artesanato feito com fibra de bananeira, criando peças criativas e originais que poderão ser compradas durante sua visita.
O tour pela Fazenda Palmeira dura em torno de quatro horas e é bem dinâmico. O passeio é finalizado com um delicioso e bem montado café suíço que inclui tortas e bolachinhas tradicionais e um impronunciável chá gelado de melissa com limão.
SERVIÇO
Fazenda Palmeira
Localização: Rodovia PR 518, s/nº | Está a 10 quilômetros do município de Santa Mariana por estrada de terra.
Coordenadas GPS: W 50,519856 e S 23,07381
Telefone: (43) 3531.1409
E-mail: cno@onda.com.br
Quanto custa a visita: R$ 15,00. Grupos mínimo de três pessoas. Inclui o café rural. Agendar previamente
Posts relacionados
Rota do Café resgata vocação do Norte do Paraná
Rota do Café | Principais atrativos
Rota do Café | Fazenda Monte Bello: encontro com a história
Rota do Café | Vinícola Casa Müller: vinhos com terroir único no mundo
Rota do Café | Sítio Scandolo: hospedagem divertida
Leia também
Restaurante Vó Tatau: comida da roça, música caipira e família reunida
Casa de sucos da rodoviária de Londrina: parada até para quem não vai embarcar